Accessibility / Report Error

(In)segurança alimentar e nutricional em famílias de agricultores fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar

RESUMO

Objetivo

Objetivou-se avaliar a situação de (in)segurança alimentar e nutricional em famílias de agricultores fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Métodos

Estudo transversal com 27 famílias de agricultores (n=91). Avaliou-se a situação de (in)segurança alimentar e nutricional das famílias por indicadores socioeconômicos, antropométricos, bioquímico, disponibilidade alimentar e percepção da insegurança alimentar pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, além do tempo de fornecimento e renda anual advinda do Programa.

Resultados

A insegurança alimentar medida pela escala esteve presente em 25,9% (n=7) das famílias. A insegurança alimentar se associou a fatores socioeconômicos como renda per capita, presença de criança no domicílio e número de moradores. A insegurança alimentar e nutricional pela disponibilidade calórica baixa (<2500kcal/dia) ocorreu em 11,0% (n=3) das famílias. Presença de distrofias como excesso de peso, baixo peso e baixa estatura se deu em 89,0% (n=24) das famílias.

Conclusão

O estudo reforça a existência de variáveis associadas à situação de insegurança alimentar. Os fatores sociais e nutricionais devem sem monitorados, trabalhados e melhorados para alcançar segurança alimentar e nutricional.

Palavras-chave
Agricultura Familiar; Segurança Alimentar e Nutricional; Programa Nacional de Alimentação Escolar

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br