Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos hábitos nutricionais dos alunos do segundo ano do ensino médio na Região de Seferihisar pelo modelo ecológico

RESUMO

Objetivo

O presente estudo almeja determinar os hábitos nutricionais de adolescentes do 2º ano do Ensino Médio em Seferihisar, Turquia, e os fatores associados a esses hábitos no âmbito da Teoria Ecológica.

Métodos

Neste estudo transversal de questionário autoadministrado, os hábitos nutricionais de alunos do 2º ano do Ensino Médio (n=392) de escolas públicas em Seferihisar foram avaliados através da escala da Lista de Verificação dos Hábitos Alimentares de Adolescentes. A pontuação de hábito alimentar foi calculada e os fatores associados foram avaliados em quatro camadas baseadas no modelo criado no âmbito da Teoria Ecológica de Mary Story (fatores individuais, sociais, físicos e ambientais de nível macro). A análise de dados para a associação dessas camadas com a pontuação dos hábitos alimentares foi executada através de regressão linear multinível.

Resultados

A taxa de participação dos alunos no estudo foi de 87,7% (n=344). Em relação a cada camada, foram avaliados desde fatores individuais, nível de conhecimento de nutrição, ambiente social, consumo de alimentos pelos colegas na escola, ambiente físico, disponibilidade de frutas e vegetais em casa, compras de comida sem qualidade na cantina da escola, presença de cartazes na escola e ambiente do nível macro. A preferência por alimentos anunciados foi estatisticamente explanatória com base na análise de regressão linear (p<0,05).

Conclusão

O modelo derivado da Teoria Ecológica explicou 45% dos hábitos nutricionais, com uma contribuição equivalente das quatro camadas. A presença de alimentos saudáveis no ambiente frequentado pelos alunos e um alto nível de conhecimento sobre nutrição trazem estimulam hábitos nutricionais saudáveis. A venda de alimentos saudáveis na cantina e no refeitório das escolas a presença de cartazes encorajando uma dieta saudável e a inclusão de cursos de nutrição no currículo tornarão mais conveniente aos alunos adotar um comportamento nutricional saudável.

Palavras-chave
Adolescente; Comportamento alimentar; Avaliação nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br