Segurança alimentar e qualidade da distribuição do leite humano cru de um Hospital Universitário

Marina Aparecida da Silva MORENO Lucíola Sant’Anna de CASTRO Ana Cristina Freitas de Vilhena ABRÃO Kelly Pereira COCA Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Avaliar a qualidade do leite humano cru distribuído para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Universitário do município de São Paulo.

Métodos

Estudo transversal com alíquotas de leite humano cru de mães que frequentaram o Posto de Coleta de Leite Humano de um Hospital Universitário, analisadas entre maio de 2016 a janeiro de 2017, sendo excluídas alíquotas de mães de gêmeos. Verificou-se a qualidade do Leite Humano Cru pela presença de sujidade, coloração, acidez titulável pelo Método Dornic e conteúdo energético. Empregou-se os testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para as análises do perfil energético e do grau de acidez Dornic, segundo estágio do Leite Humano Cru e idade gestacional da criança.

Resultados

A pesquisa foi composta por 40 alíquotas de 40 mulheres diferentes, com média de idade de 27 anos, 11,8 anos de estudos, a maioria multíparas e com companheiro. Quanto à análise do leite, 55,0% foi classificado em colostro, 27,5% em leite maduro e 17,5% em leite de transição. A totalidade das alíquotas apresentou resultado negativo para a avaliação de sujidade e com coloração normal. A média da acidez do leite foi de 3,24º Dornic e a maioria das amostras foi classificada como perfil energético hipercalórico. Não foi observada associação entre o estágio de lactação e idade gestacional com o valor da acidez e conteúdo energético.

Conclusão

A qualidade do leite humano cru distribuído na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da instituição avaliada foi considerada adequada sendo as amostras analisadas com alto conteúdo energético e grau de acidez Dornic excelente.

Palavras-chave
Segurança Alimentar e Nutricional; Leite Humano; Banco de Leite Humano; Recém-nascido Prematuro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionm@puc-campinas.edu.br