Acessibilidade / Reportar erro

Os adolescentes brasileiros estão comendo frutas e vegetais suficientes? Uma avaliação com dados do Estudo de Risco Cardiovascular de Adolescentes

RESUMO

Objetivo

Estimar o consumo de frutas e vegetais por adolescentes brasileiros.

Métodos

Foram utilizados os dados do Estudo de Risco Cardiovascular de Adolescentes conduzido em 2013-2014 com 71.740 adolescentes entre 12 e 17 anos, que responderam ao questionário recordatório de 24 horas. O consumo usual de frutas e vegetais foi estimado no programa Statistical Analysis Software usando o modelo do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos e avaliado de acordo com sexo, idade, residência, classe econômica e estado nutricional dos participantes.

Resultados

O consumo médio usual estimado de frutas e vegetais dos participantes foi de 171g/dia, sendo 128g/dia de frutas, principalmente na forma de suco in natura (64,8%). O consumo mínimo de 400g/dia recomendado pela Organização Mundial da Saúde foi alcançado por apenas 2% dos adolescentes. A classe socioeconômica e o status nutricional não impactaram o consumo usual, mas adolescentes do norte do Brasil tiveram um consumo significativamente menor de frutas e vegetais se comparados com aqueles da região centro-oeste. A laranja foi a fruta mais consumida no período do estudo (média de 42.6g/dia, 90% como suco) e a mais relatada (por 12,7% dos adolescentes), seguido de maçã (10g/dia; 5,6%) e banana (8,4g/dia; 8,3%). Tomate foi o vegetal mais consumido (9,2g/dia), reportado por 11,5% dos adolescentes.

Conclusão

Políticas públicas são necessárias para encorajar o consumo de frutas e vegetais entre os adolescentes brasileiros, inclusive na forma de suco puro, pois são alimentos essenciais para prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta.

Palavras-chave
Adolescentes; Dieta; Frutas; Vegetais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br