Acessibilidade / Reportar erro

Potenciais interações fármaco-alimento em pacientes internados no Setor de Cardiologia

RESUMO

Objetivo

Analisar as potenciais interações fármaco-alimento identificadas a partir das prescrições medicamentosas de pacientes internados no Serviço de Cardiologia de um Hospital Universitário.

Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em uma unidade de internação cardiológica de um Hospital Universitário localizado no município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em prontuários arquivados de pacientes internados entre agosto e setembro de 2016.

Resultados

Em cada prescrição haviam em média 7,5 medicamentos, desvio padrão de 2,1, sendo a maioria comprimidos (93%) e da classe dos anti-hipertensivos (40%). Identificou-se 252 potenciais interações fármaco-alimento, sendo o ácido acetilsalicílico e omeprazol os medicamentos de maior potencialidade de interação.

Conclusão

As interações fármaco-alimento ocorrem com medicamentos comumente utilizados, a exemplo do omeprazol e ácido acetilsalicílico. No entanto, parte substancial das interações não são conhecidas ou identificadas pela equipe de saúde, colaborando para exposições aos riscos de alterações na resposta medicamentosa e na segurança do paciente.

Palavras-chave
Administração oral; Serviço hospitalar de cardiologia; Interações alimento-droga; Enfermagem; Segurança do paciente

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br