Acessibilidade / Reportar erro

Crianças e adolescentes autistas e seus pais: o estar e comer juntos

RESUMO

Objetivo

Este estudo analisou as atividades coletivas envolvendo o comer com crianças e adolescentes autistas, familiares e profissionais (passeio à feira livre, piquenique e Festa Junina), com vistas a explorar a alimentação na perspectiva da comensalidade.

Métodos

Pesquisa etnográfica, a partir da observação participante de um passeio à feira livre, piquenique e Festa Junina, realizados com 19 crianças e 13 adolescentes em Instituição que atende autistas. Os dados produzidos foram analisados segundo referencial da fenomenologia.

Resultados

As atividades evidenciaram a interação da criança/adolescente autista com o espaço, pessoas e alimentos, apontando formas de se relacionar, pertencer e se posicionar. Destacaram a comensalidade, enfatizando o alimento como mediador das relações, a partir de um cenário que pode apresentar contradições e relações de poder, e permitiram novas possibilidades de ser e estar junto a este público, para além dos cuidados domiciliares e terapêuticos.

Conclusão

O estar e comer em grupo influenciam a alimentação da criança/adolescente autista e as atividades configuraram-se em um convite às refeições compartilhadas, com comportamentos inesperados e que vão além dos propósitos terapêuticos institucionais.

Palavras-chave
Adolescente; Transtorno do Espectro Autista; Criança; Alimentação.; Pais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br