Acessibilidade / Reportar erro

Consumo regular de frutas e hortaliças por servidores públicos do Poder Judiciário de Minas Gerais, Brasil

RESUMO

Objetivo

Estimar a prevalência e os fatores associados ao consumo regular de frutas e de hortaliças dos servidores do Judiciário mineiro.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal analítico, com amostra representativa (n=1.005) de servidores do Judiciário mineiro. A variável desfecho “consumo regular de Frutas e Hortaliças” se refere ao consumo de frutas e de hortaliças em cinco ou mais dias da semana. As variáveis explicativas foram divididas em três blocos: (1) sociodemográficos (sexo, idade, escolaridade, raça/cor; renda); (2) condições de saúde e hábitos de vida (doenças crônicas, absenteísmo-doença, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, prática de atividade física e estado nutricional); e (3) características do trabalho e fatores psicossociais (carga horária semanal, cargo, hora extra, utilização do Processo Judicial Eletrônico, comarca, demanda psicológica e controle). Foi utilizada a regressão de Poisson hierárquica por blocos para analisar possíveis fatores associados ao desfecho.

Resultados

A prevalência do consumo regular de frutas e de hortaliças foi de 55,3%. Foram verificadas associações positivas com sexo feminino, renda acima de 12 salários-mínimos, atividade física suficiente e utilização do Processo Judicial Eletrônico; em contrapartida, foi encontrada associação negativa com o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Conclusão

O consumo regular de frutas e de hortaliças entre os servidores do Judiciário foi associado positivamente com sexo feminino, maiores rendas e prática de atividade física. O consumo de bebidas alcoólicas foi negativamente associado ao desfecho. Recomenda-se ações e programas educativos voltados para o estímulo de hábitos de vida saudáveis, de maneira a sensibilizar e envolver os servidores públicos em todas as etapas do processo.

Palavras-chaves
Consumo de alimentos; Frutas; Poder Judiciário; Verduras; Condições de trabalho

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br