RESUMO
Objetivo
Este artigo teve como objetivo produzir vídeos educativos em alimentação e nutrição para serem publicados no YouTube, bem como avaliar sua recepção durante o período de dois anos.
Métodos
Após pesquisa bibliográfica, dezesseis temas diferentes foram desenvolvidos e explorados. Um objetivo educacional foi definido para cada vídeo, considerando os aspectos alimentares e nutricionais no Brasil. A recepção dos vídeos foi avaliada por meio da ferramenta “YouTube Analytics”, que permite a análise do número de vezes que os vídeos foram reproduzidos, do tempo médio de reprodução e do perfil dos espectadores.
Resultados
Dezesseis vídeos foram produzidos de novembro de 2013 a julho de 2015. As visualizações de cada vídeo, no prazo de dois anos após a publicação, foram calculadas individualmente, resultando num total de 78.546 acessos. A maioria dos vídeos entregou sua mensagem educacional antes que o público perdesse o interesse.
Conclusão
Os vídeos alcançaram com êxito os usuários do YouTube e entregaram as mensagens de educação alimentar e nutricional. Portanto, esse trabalho pioneiro mostrou o YouTube como um novo cenário para a promoção da saúde no Brasil, preparando o caminho para novas iniciativas nessa plataforma.
Palavras-chave
Educação alimentar e nutricional; Promoção da saúde; Vídeos educativos