Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da relação entre ansiedade e hábitos nutricionais em pacientes urcos com esclerose múltipla durante o surto da Covid-19

RESUMO

Objetivo

A doença do Coronavírus - 2019, causada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus (SARS-CoV-2), é um problema de saúde pública global e tem levado os indivíduos desenvolverem distúrbios psicológicos (depressão, ansiedade, etc.), especialmente indivíduos frágeis, como aqueles afetados por esclerose múltipla. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre ansiedade e hábitos nutricionais em pacientes com esclerose múltipla durante o surto de coronavírus.

Métodos

Este estudo transversal é resultado de uma pesquisa online com pacientes com esclerose múltipla que vivem na Turquia (n=294). Um formulário de questionário contendo dados demográficos gerais, o Inventário de Ansiedade de Beck e atitudes e hábitos nutricionais foi aplicado a pacientes com esclerose múltipla.

Resultados

Escores de ansiedade moderados ou graves foram encontrados em 42,2% dos pacientes com esclerose múltipla. O ganho de peso foi relatado em 40,5% durante o surto. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa na distribuição dos escores do Inventário de Ansiedade de Beck dos indivíduos para o consumo de nozes/sementes, arroz/massa, bolo/biscoitos e água. Um aumento de uma unidade nas pontuações do Inventário de Ansiedade de Beck levou a um aumento de 1,04 vezes no consumo de pão e arroz/massa e 1,05 vezes no consumo de bolo/biscoitos antes ou depois de controlar possíveis fatores de confusão. Um aumento de uma unidade nas pontuações do Inventário de Ansiedade de Beck levou a uma redução de 1,06 vezes no consumo de água e 1,04 vezes no consumo de carnes e aves, frutas (frescas) e arroz/massa antes ou depois de controlar possíveis fatores de confusão.

Conclusão

Durante o surto de coronavírus, a ansiedade levou a mudanças nos hábitos nutricionais e nas preferências alimentares dos pacientes com esclerose múltipla. A vigilância contínua das consequências psicológicas e o aconselhamento nutricional para surtos devem se tornar rotina como parte dos esforços de preparação em todo o mundo.

Palavras-chave
Ansiedade; Surto de Covid-19; Esclerose múltipla; Hábitos nutricionais; Estado nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br