Acessibilidade / Reportar erro

Disponibilidade de alimentos de acordo com o grau de processamento em famílias com idosos jovens e longevos (POF 2017-2018)

RESUMO

Objetivo

Comparar a disponibilidade de alimentos saudáveis e não saudáveis nas famílias com e sem idosos e longevos.

Métodos

É um estudo observacional, transversal com dados secundários da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entre 2017-2018. As famílias foram caracterizadas pelo integrante com maior idade: controle (sem idosos e longevos), com idosos e longevos. Foram obtidas características sociodemográficas das famílias e itens alimentares adquiridos pelas famílias, segundo a classificação Nova (alimentos in natura, processados e ultraprocessados, além de ingredientes culinários).

Resultados

As famílias com idosos e longevos apresentaram maior disponibilidade de alimentos in natura e menor em ultraprocessados. Enquanto que as famílias jovens apresentaram maior aquisição em todos os itens alimentares ultraprocessados.

Conclusão

O processo de transição nutricional desfavorável com menos alimentos in natura pareceu ser menos evidente em famílias com maiores faixas-etárias. Conclui-se que a presença de idosos e longevos na família pode estar relacionada à melhor qualidade alimentar familiar, com maior presença de alimentos in natura e menor aquisição de ultraprocessados.

Palavras-chave
Idoso de 80 anos ou mais; Demografia; Nutrição do idoso; Inquéritos nutricionais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br