O efeito da dieta e do exercício aeróbio na Síndrome Pré-menstrual: ensaio controlado de modo aleatório

Elvan YILMAZ-AKYUZ Yasemin AYDIN-KARTAL Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Este estudo foi feito para determinar a efetividade do exercício aeróbico e dietéticos em alunos mulheres com Síndrome Pré-Menstrual que estudaram na universidade pública.

Métodos

Este estudo foi conduzido como um ensaio clínico randomizado controlado na universidade pública EM 2018. A população do estudo foi composta por todas as mulheres de primeiro ano (N=426). As mulheres foram monitoradas durante dois ciclos. A Escala de Síndrome Pré-Menstrual foi administrada nas alunas e, em 43,8%, foi encontrada a Síndrome Pré-Menstrual (n=187). O estudo incluiu 106 mulheres. O estudo foi realizado de forma aleatória e em três grupos (dieta, exercício aeróbico, controle). Dieta e exercícios aeróbicos foram administrados por três meses.

Resultados

Na intervenção subsequente não houve diferenças significativas nos escores médios da escala Síndrome Pré-Menstrual entre os grupos. No entanto, o escore médio do Síndrome Pré-Menstrual nos grupos de exercícios aeróbicos e dieta diminuiu significativamente após a intervenção. Houve diferença significativa no escore médio da escala visual analógica entre os grupos após a intervenção. Foi determinado que os estudantes dos grupos de exercício e dieta experimentaram menos intensidade de dismenorreia que o grupo do controle.

Conclusão

Determinou-se que a dieta e o exercício aeróbico eram eficazes em reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual e a intensidade da dismenorreia em estudantes com síndrome pré-menstrual.

Palavras-chave
Exercício aeróbico; Dieta; Dor; Síndrome Pré-Menstrual

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionm@puc-campinas.edu.br