Acessibilidade / Reportar erro

Práticas alimentares de ingressantes na universidade segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira: estudo PADu

RESUMO

Objetivo

Avaliar os fatores associados às práticas alimentares em estudantes de uma instituição de Ensino Superior incluídos no estudo PADu: “Sintomas de ansiedade e depressão em universitários de Minas Gerais: um estudo longitudinal”.

Métodos

Estudo transversal da linha de base do projeto PADu com alunos do primeiro período da graduação, que responderam pessoalmente a um questionário impresso e autoaplicável. As práticas alimentares desses estudantes foram avaliadas por meio de uma escala de 24 itens baseada nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. As opções de resposta foram coletadas em escala Likert de quatro pontos: “concordo totalmente”, “concordo”, “discordo” e “discordo totalmente”. A soma dos itens correspondeu a uma pontuação (0-72 pontos), onde uma pontuação alta indicava maior adequação. As variáveis explicativas foram: características sociodemográficas (sexo, idade, área do conhecimento, cor da pele, estado civil, renda familiar total mensal), comportamentos (consumo excessivo de álcool, exercícios físicos, exposição a telas e uso de internet) e condições de saúde (autoavaliação saúde, estado nutricional, sintomas de depressão, ansiedade e stress). O modelo de regressão linear múltipla ajustado foi usado para estimar os coeficientes e seus IC 95%.

Resultados

356 alunos participaram do estudo. A média das práticas alimentares foi de 34,9±9,3 (0-63) pontos. A prática de exercícios físicos (β: 3,75; IC: 1,83; 5,67) esteve associada a maiores escores no escore de hábitos alimentares dos escolares. Foram observados fatores associados ao menor escore maior exposição a telas (β: -0,44; IC: -0,67; -0,13), uso excessivo de internet (β: -3,05; IC: -5,22; -0,88), ruim autoavaliação de saúde (β: -3,63; IC: -4,97; -1,21), consumo excessivo de álcool (β: -2,09; IC: -3,92; -0,26) e sintomas de estresse (β: -2,81; IC: -4,72; -0,77).

Conclusão

A maioria dos estudantes apresenta práticas alimentares inadequadas associadas ao uso da internet, consumo de álcool e estresse.

Palavras-chave
Guias alimentares; Dieta saudável; Comportamento alimentar; Inquéritos nutricionais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br