RESUMO:
Objetivo: O consumo de frutose aumentou em todo o mundo. A ingestão excessiva de frutose tem sido implicada como um fator de risco do aumento da incidência de distúrbios da síndrome metabólica. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar a possível influência de dois métodos diferentes de treinamento físico, contínuo e intervalado, na ingestão de frutose.
Metodos: Trinta ratas Wistar foram divididas em seis grupos: sedentário + água, sedentário + frutose, treinamento contínuo + água, treinamento intervalado + água, treinamento contínuo + frutose, treinamento intervalado + frutose. A frutose foi dada na água potável (10%). Foram realizadas sessões contínuas (40 minutos a 40% da velocidade máxima) ou intervaladas (28 minutos, 1 minuto a 70%; 3 minutos a 35%) três dias por semana durante oito semanas.
Resultados: A ingestão de frutose diminuiu a ingestão alimentar, com um aumento concomitante da ingestão hídrica. O treinamento contínuo e intervalado não modificou a ingestão alimentar, mas reduziu progressivamente a ingestão de frutose. Na oitava semana, treinamento intervalado + frutose e treinamento contínuo + frutose beberam menos solução de frutose, 35% e 23%, respectivamente, do que sedentário + frutose.
Conclusão: Os achados indicam que tanto o treinamento aeróbico contínuo quanto o intervalado parecem modular o comportamento alimentar, possivelmente por meio da mitigação do desejo por sabor doce, sendo o treinamento intervalado mais eficaz para reduzir a ingestão de frutose do que o exercício contínuo.
Palavras-chaves:
Apetite; Exercício físico; Feminino; Frutose
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Note: Data are mean±SEM (MANOVA two-way; p<0.05), a,b,c,d,e, and f different from SW, SF, ITrW, ITrF, CTrW, and CTrF, respectively, g difference between fructose groups and water groups. CTrF: Continuous Training+Fructose; CTrW: Continuous Training+Water; ITrF: Interval Training+Fructose; ITrW: Interval Training+Water; SF: Sedentary+Fructose; SW: Sedentary+water.
Note: Data are mean±SEM (MANOVA two-way; p<0.05).