Accessibility / Report Error

Concordância entre o estado nutricional de escolares e a percepção de seus responsáveis

Bianca Coccaro PIVATTO Lena Azeredo de LIMA Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Este artigo tem por objetivo avaliar a concordância entre a classificação do estado nutricional de escolares e a percepção dos seus responsáveis.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de crianças de seis a dez anos de idade, matriculadas em uma escola pública do Sul do Brasil. Foram coletados peso e estatura dos escolares e aplicado aos responsáveis um questionário contendo a escala de silhuetas brasileira para crianças. A percepção por meio da escala de silhuetas foi comparada com o real estado nutricional. Utilizou-se o coeficiente Kappa para verificar a concordância da percepção real e percebida. Foi calculada a razão de prevalência entre a percepção de excesso de peso e a eutrofia.

Resultados

Foram entrevistados 236 responsáveis pelos escolares. O nível de concordância entre a avaliação do estado nutricional real e percebido foi fraco (Kappa= 0,32, p<0,001). Quanto à percepção do estado nutricional, 50,8% dos responsáveis acertaram a classificação nutricional de suas crianças, sendo que 42% delas apresentavam excesso de peso e 60,2% eram eutróficas, p<0,05. A prevalência de responsáveis que subestimaram a classificação do estado nutricional foi de 21,6%, sendo que naquelas com excesso de peso a subestimação foi de 1,8 vez maior em relação aos eutróficos. A superestimação do estado nutricional foi de 27,5%. O estado nutricional mais prevalente foi eutrofia, seguido de sobrepeso.

Conclusão

O estudo demonstrou que os responsáveis pelas crianças não tem a percepção correta do estado nutricional dos escolares. É importante realizar ações públicas de educação em saúde a fim de reduzir as percepções errôneas.

Palavras-chave
Crianças; Avaliação nutricional; Obesidade pediátrica; Percepção de peso

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br