Acessibilidade / Reportar erro

As dimensões ambientais, sociais e de saúde das políticas e propostas de abastecimento alimentar no Brasil

RESUMO

Objetivo

Analisar a presença e características das dimensões sociais, ambientais e de saúde identificadas nas atuais propostas e políticas nacionais relacionadas ao abastecimento alimentar.

Métodos

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa com técnica de análise documental tendo como referência o período de 2003 a 2015, além da Política Agrícola de 1991.

Resultados

Os resultados das análises dos documentos do Poder Executivo Federal e dos Conselhos de Política Pública se assemelham, ao proporem políticas que buscam alternativas aos impactos negativos do modelo hegemônico de abastecimento alimentar, diferente do documento do Poder Legislativo Federal e da Política Agrícola, que abordam superficialmente alternativas a esses impactos, ou limitam-se ao fortalecimento do sistema produtivo dominante.

Conclusão

Assim, é necessária uma política nacional de abastecimento alimentar para o ordenamento das ações, considerando os impactos sociais, ambientais e de saúde e tendo como referência as iniciativas já construídas por setores do Poder Executivo e pelos Conselhos de Política Pública.

Palavras-chave
Meio ambiente; Abastecimento de alimentos; Saúde; Política pública; Desenvolvimento rural

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br