Acessibilidade / Reportar erro

A suplementação β-hidroxi-β-metilbutirato por trinta dias e com dieta controlada não altera as características morfológicas e morfométricas do músculo diafragma de ratos

RESUMO

Objetivo

Avaliar a influência da suplementação de β-hidroxi-β-metilbutirato sobre as características morfológicas e morfométricas do músculo diafragma de ratos e se existe diferenças entre os sexos.

Métodos

Estudo experimental com 48 ratos Wistar (24 de cada sexo) divididos em 3 grupos: Grupo Controle, no qual foi ofertada dieta diária com soro fisiológico; Grupo Experimental, ofertada 0,3g/kg de β-hidroxi-β-metilbutirato e mesma quantidade de alimentos do Grupo Controle consumida no dia anterior; Grupo Experimental Ad libitum com mesma dose do suplemento, porém com alimentação Ad libitum. A análise foi feita através da histomorfometria e classificação em faixas de área das fibras musculares após 30 dias do início do experimento. Os dados foram analisados pelos testes Anova one-way e Tukey (p<0,05).

Resultados

Não foi observado aumento da área de secção transversal das fibras do músculo diafragma com o protocolo de suplementação utilizado e no padrão histológico em ambos os sexos. Não foram observadas mudanças significativas nas faixas de tamanho de fibras musculares nos grupos suplementados, sugerindo que não houve hipertrofia das fibras musculares.

Conclusão

A suplementação com β-hidroxi-β-metilbutirato não provoca alterações nas características morfológicas e morfo-métricas do músculo diafragma, independente do sexo.

Palavras-chave
Diafragma; Histologia; Ratos Wistar; Suplementação alimentar

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br