Acessibilidade / Reportar erro

A subnotificação do consumo energético influencia os resultados de padrão alimentar relatado por mulheres obesas na fila de espera para cirurgia bariátrica

RESUMO

Objetivo

Esta pesquisa buscou verificar a interferência da subnotificação do consumo energético na determinação do padrão alimentar e consumo de nutrientes, relatados por mulheres obesas na fila de espera para cirurgia bariátrica.

Métodos

Participaram do estudo 412 mulheres com idade entre 20 e 45 anos e índice de massa corporal entre 35 e 60 kg/m2, que aguardavam na fila de espera de cirurgia bariátrica. Foram utilizadas informações de três registros do consumo alimentar, da atividade física de 24 horas e do peso corporal e altura, para estimativa da Ingestão Energética Relatada, Nível de Atividade Física e Gasto Energético de Repouso das participantes e subsequente verificação da plausibilidade biológica do consumo energético. As mulheres foram agrupadas em notificadoras plausíveis e subnotificadoras. A análise fatorial exploratória foi utilizada para classificar os padrões alimentares. Os valores relatados de energia e nutrientes entre os grupos de notificadoras plausíveis e subnotificadoras foram avaliados por meio do teste de Mann-Whitney. O Teste de hipótese Z avaliou as variáveis das notificadoras plausíveis ou subnotificadoras em relação a todas as participantes do estudo.

Resultados

Seis padrões alimentares foram determinados para todas as participantes do estudo. Após excluir as informações das mulheres subnotificadoras, apenas dois padrões alimentares mantiveram-se similares aos de todas as participantes, ao passo que outros três padrões alimentares apresentaram diferentes conformações de subgrupos alimentares para as notificadoras plausíveis. A ingestão energética relatada não apresentou diferença para os subgrupos das frutas, hortaliças e legumes. Porém, o valor energético relatado para os demais subgrupos alimentares foi maior para as notificadoras plausíveis.

Conclusão

A subnotificação do consumo energético influenciou a determinação de padrões alimentares de mulheres obesas na lista de espera para cirurgia bariátrica.

Palavras-chave
Ingestão de energia; Padrões alimentares; Análise multivariada; Obesidade; Subnotificação

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br