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Validade relativa de um questionário de freqüência alimentar para utilização em adultos

Relative validity of a food frequency questionnaire for use in adults

OBJETIVO:Validar um questionário semiquantitativo de freqüência alimentar para avaliar a ingestão dietética de adultos na cidade de Viçosa, Minas Gerais. MÉTODOS: Noventa e quatro adultos de ambos os sexos e representando diferentes níveis educacionais. Como método de referência para o estudo de validação, quatro recordatórios 24 horas foram usados com intervalos de um mês. Um questionário semiquantitativo de freqüência alimentar constituído de 58 itens alimentares foi aplicado no final do estudo. Os dados dietéticos foram calculados pelo software Diet Pro e analisados segundo diferenças de médias e estimativas de correlação de Pearson, ajustados pela energia e corrigidos pela variância intrapessoal, bem como pela classificação cruzada dos métodos. RESULTADOS: Diferenças de médias ou medianas dos nutrientes obtidos pela aplicação das metodologias referidas revelaram subestimação no questionário semiquantitativo de freqüência alimentar de micronutrientes (vitamina C, retinol e cálcio). Porém, quando avaliados pelas estimativas de correlação e corrigidos pela variância esses micronutrientes apresentaram valores adequados. Lipídio foi o único nutriente que indicou baixa consistência na avaliação dietética entre os métodos (r=0,33); e os demais nutrientes apresentaram resultados variáveis de correlação (r=0,40 a r=0,76), com média de r=0,52. A análise da correta classificação conferiu uma concordância não perfeita, mas aceitável entre os métodos. CONCLUSÃO: O questionário semiquantitativo de freqüência alimentar apresentou aceitável desempenho na avaliação do consumo alimentar habitual da maioria dos nutrientes pela população estudada. O questionário em estudo poderá ser adaptado e utilizado em outras populações, mas novo estudo de validação se faz necessário se as características da população forem diferentes.

Epidemiologia nutricional; Inquéritos sobre dietas; Métodos; Questionário


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