Acessibilidade / Reportar erro

Floral biology of Sesbania virgata: an invasive species in the Agreste of Paraíba, northeastern Brazil1 1 This work is a part of the Thesis of the first author presented at PPGA/CCA/UFPB.

Resumo

A reprodução parece ser uma parte importante da estratégia de invasão bem-sucedida de Sesbania virgata. Apesar disso, a sua biologia floral é pouco estudada. O objetivo do nosso estudo foi preencher esta lacuna no conhecimento estudando a biologia floral de uma população de S. virgata no agreste brasileiro. Sesbania virgata é um arbusto que apresenta inflorescências racemosas. Suas flores são zigomorfas, pedunculadas e hermafroditas com corola amarelo-clara, androceu diadelfo, anteras com deiscência longitudinal, e estigma inconspícuo. As flores de Sesbania virgata apresentam três diferentes tipos de pétalas: o estandarte (11,92 mm), as alas (8,27 mm) e a quilha (9,3 mm). A maior intensidade do período de floração ocorreu entre novembro e janeiro. A média de grãos de pólen por flor foi de 22.918, com viabilidade polínica de 99,93%. A antese é diurna e assincrônica. Embora S. virgata seja autocompatível, a razão pólen/óvulo sugere a presença de um sistema reprodutivo misto (xenogamia + autogamia) nesta planta. A floração contínua, a morfologia floral, e o sistema reprodutivo especializado são indispensáveis para garantir o sucesso reprodutivo desta espécie no habitat estudado. A sua floração contínua e grande população faz de S. virgata uma fonte de recursos para os visitantes florais. Portanto, esta espécie apresenta uma efetiva estratégia reprodutiva que garante seu sucesso como espécie invasora.

Palavras-chave:
sistema reprodutivo; polinização; Fabaceae

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br