Acessibilidade / Reportar erro

Casearia sylvestris essential oil and its fractions inhibit Candida albicans ABC transporters related to multidrug resistance (MDR)

Resumo

Os transportadores ABC constituem uma superfamília de proteínas transmembranares que atuam mediando a translocação de vários substratos através da membrana, utilizando a energia da hidrólise de ATP. Esse mecanismo de efluxo de substratos não relacionados (resistência a múltiplas drogas) tem sido associado a várias doenças e é um problema na eficácia da quimioterapia. Atualmente, aproximadamente 25% dos medicamentos prescritos no mundo são derivados de plantas. Casearia sylvestris é comumente encontrada nas Américas e diferentes partes desta planta são popularmente usadas para tratar várias doenças. Estudos anteriores também confirmaram as atividades biológicas de C. sylvestris, como propriedades antitumorais, anti-leishmania e antifúngica. Desta forma, a proposta deste trabalho foi demonstrar a fração 1-6 de C. sylvestris, o óleo essencial, foi capaz de reverter o fenótipo de resistência ao fluconazol no modelo de Saccharomyces cerevisiae mediado pela proteína heteróloga CaCdr2p de Candida albicans. O valor da CIM da fração 1-6 combinada com fluconazol no ensaio tipo tabuleiro de xadrez diminuiu aproximadamente 4 vezes, sugerindo um efeito sinérgico. Além disso, a fração 1-6 aumentou o acúmulo intracelular de rodamina 6G, de 17% para 49% na presença de glicose. Os dados indicam que a fração 1-6 de C. sylvestris é um potencial reversor do fenótipo de resistência ao fluconazol.

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br