Acessibilidade / Reportar erro

Impact of saline solution on growth and photosystem II during in vitro cultivation of Bromelia antiacantha (Bromeliaceae)

Resumo

Cultivo in vitro é uma técnica de grande aplicabilidade para micropropagação. Porém, cada espécie tem uma necessidade mineral mais adequada para o seu cultivo. O objetivo foi verificar os impactos da solução salina do meio de cultivo no desempenho do aparato fotossintético e crescimento de Bromelia antiacantha durante o cultivo in vitro, e dessa forma, elucidar a mitigação do desbalanço nutricional que poderia interferir na cadeia de transporte de elétrons nas plantas. Plântulas foram cultivadas em um gradiente de concentração do meio MS (0%, 25%, 50%, 75% ou 100%). Foram analisadas as variáveis de crescimento e a fluorescência da clorofila a. Concentrações intermediárias de sais do meio MS resultaram em plantas com maior número de folhas e comprimento de raiz. As curvas OJIP e a análise do teste JIP mostraram que as plantas cultivadas na ausência dos sais MS apresentaram menor eficiência do fotossistema II (FSII), como evidenciado por meio do índice de performance [Pi(total)]. Contrariamente, concentrações intermediárias (MS 25% e 50%) atuaram positivamente na performance do aparato fotossintético. O meio MS 25% pode ser utilizado para o cultivo in vitro de B. antiacantha, possibilitando o desenvolvimento de plantas com qualidades fisiológicas adequadas para o cultivo.

Palavras-chave:
bromélia; fluorescência da clorofila a; fisiologia vegetal; cultura de tecidos

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br