Acessibilidade / Reportar erro

Chemical composition and antinociceptive activity of volatile fractions of the aerial parts of Solidago chilensis (Compositae)

Resumo

Trinta e seis compostos foram identificados à partir de partes aéreas de Solidago chilensis cultivadas na PAF/FIOCRUZ, na cidade do Rio de Janeiro, usando microextração em fase sólida (MEFS) e analisados por cromatografia gasosa-espectrometria de massa (CG-EM). Estes compostos são principalmente mono terpenos não oxigenados e sesquiterpenos. O Germacreno D é o composto majoritário de duas amostras de óleo essencial analisadas (12 a 23%) e de duas amostras voláteis analisadas por MEFS. Limoneno é o composto majoritário da amostra de inflorescências frescas (cerca de 21%). O acetato de bornila está presente em ambas as frações, voláteis (16%) e óleos essenciais (7-8%). Todas as amostras de óleos essenciais avaliadas apresentaram boa atividade antinociceptiva, considerando a dose utilizada das amostras (1 mg/kg) e a substância padrão (50 mg/kg). Solidago chilensis é uma das arnicas brasileiras e é uma planta medicinal amplamente utilizada pela população brasileira. Outras plantas do gênero Solidago também são utilizadas na medicina tradicional na América do Norte e na Europa. Este é o primeiro relato da análise de MEFS do gênero Soligado e do efeito antinociceptivo do óleo essencial de Solidago chilensis.

Palavras-chave:
atividade antinociceptiva; óleo essencial; Germacreno D; Solidago chilensis; MEFS

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br