Acessibilidade / Reportar erro

Cactaceae da Área de Proteção Ambiental da Massambaba, Rio de Janeiro, Brasil.* * Parte da Dissertação de Mestrado aprovada em 06/05/1993 no Museu Nacional do Rio de Janeiro(UFRJ) - Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Mestrado em Botânica; Trabalho desenvolvido com o apoio do Projeto Restinga - Linhas de Ação em Botânica - CNPq/Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Resumo

Cactaceae da Área de Proteção Ambiental da Massambaba, Rio de Janeiro, Brasil. Foi realizado um levantamento das espécies de Cactaceae encontradas na planície arenosa da Área de Proteção Ambiental da Massambaba, que ocupa parte dos Municípios de Saquarema. Araruama e Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Registrou-se 13 espécies pertencentes aos gêneros: Pereskia, Opuntia, Cereus, Melocactus, Pilosocereus, Epiphyllum, Hylocereus, Selenicereus, Lepismium e Rhipsalis.

As espécies foram caracterizadas morfológicamente, com ênfase nas observações de campo e sua distribuição nas zonas de vegetação.

Palavras-chave:
Cactaceae; Restinga; Florística

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br