O gênero Gomphonema (Bacillariophyta) na comunidade perifítica do rio e reservatório de Curuá-Una (Santarém, Pará, Brasil)

The genus Gomphonema (Bacillariophyta) in the periphytic community of the Curuá-Una river and reservoir (Santarém, Pará, Brazil)

Jéssica da Silva Azevedo Dávia Marciana Talgatti Lezilda Carvalho Torgan Andreia Cavalcante Pereira Sérgio de Melo Sobre os autores

Resumo

O gênero Gomphonema é bem representado em termos de riqueza e abundância em comunidades perifíticas nos ambientes aquáticos dulcícolas. Este estudo teve como objetivo conhecer a composição e riqueza do gênero Gomphonema aderido a macrófitas aquáticas na região litorânea do rio e reservatório de Curuá-Una. As amostragens foram realizadas em novembro/2011 (período seco) e julho/2013 (período chuvoso). Para a análise morfológica e morfométrica das diatomáceas as amostras foram oxidadas e preparadas em lâminas permanentes. O material foi estudado em microscopia óptica e eletrônica de varredura. Como resultados foram registrados 13 táxons específicos e infraespecíficos. Os mais representativos nos dois períodos hidrológicos foram: G. parvulum var. lagenula, G. naviculoides e G. pantropicum, sendo o primeiro amplamente citado na flora brasileira, e o último considerado primeiro registro para o Brasil e Pará.

Palavras-chaves:
Amazônia; diatomáceas; perifíton; taxonomia

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br