Acessibilidade / Reportar erro

Myxomycetes of the Atlantic Rainforest: species on the ground litter from Pedra Talhada Biological Reserve (Alagoas, Brazil)

Resumo

A Floresta Atlântica brasileira é considerada um dos hotspots de biodiversidade mundial, com altos níveis de endemismo. Estudos sobre a mixobiota de Floresta Atlântica têm sido realizados principalmente na região Nordeste do Brasil, mas o folhedo de solo foi incluído em poucos desses estudos. O objetivo desse trabalho foi registrar a composição e diversidade da mixobiota do folhedo de solo da Reserva Biológica de Pedra Talhada e expandir o conhecimento sobre a microbiota da Floresta Atlântica. Amostras do folhedo de solo foram coletadas no final da estação seca e início da estação chuvosa e 1.080 câmaras úmidas foram montadas. A identificação e descrição dos espécimes obtidos foram baseadas em análise morfológica. Foram obtidos 86 espécimes, identificados e registrados no Herbário UFP. Plasmódios e/ou esporocarpos foram registrados em 23,7% das câmaras úmidas. O inventário resultou em 13 novos registros para Alagoas, aumentando para 61 o número de espécies conhecidas para o estado. Perichaena longipes e Stemonitopsis gracilis são registrados pela primeira vez no Nordeste e na Floresta Atlântica. Macbrideola spinosispora é o primeiro registro para o Brasil e Licea sp. provavelmente é um novo táxon. Uma chave de identificação para as espécies ocorrentes em Alagoas é apresentada, bem como, comentários e distribuição das espécies no Brasil.

Palavras-chave:
Amoebozoa; corologia; micro habitat; Myxogastria; floresta tropical

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br