Fatores estruturais para a assistência pública à saúde bucal na Rede Regional de Atenção à Saúde 13: uma análise a partir do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Lucila Brandão HIROOKA Guilherme Vinícius CATANANTE Hélio Souza PORTO Maria do Carmo Gullaci Guimarães CACCIA-BAVA Sobre os autores

Resumo

Introdução

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica busca induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais e das equipes de Atenção Básica em ofertar serviços que assegurem maior acesso e qualidade.

Objetivo

Identificar a estrutura disponível para a assistência à saúde bucal das unidades de saúde com equipes de saúde bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde 13, sob a perspectiva da Avaliação em Saúde.

Material e método

Trata-se de um estudo descritivo e de corte transversal que se valeu do banco de dados do Módulo V do instrumento de Avaliação Externa de 156 unidades de saúde dessa região participantes do 2º ciclo do programa, com enfoque na modalidade das equipes de saúde, estrutura e ambiência do consultório odontológico, o horário de funcionamento, equipamentos, instrumentais e insumos odontológicos.

Resultado

De forma geral, as unidades de saúde com saúde bucal deste estudo possuem consultórios odontológicos em boas condições estruturais e equipamentos e insumos suficientes para a realização de atividades clínicas, exceto os relacionados à reabilitação protética, possivelmente devido à permanência deste serviço na atenção secundária. No entanto, apontam que ainda são necessários avanços no acesso e na cobertura pelos serviços de saúde bucal.

Conclusão

Embora o tema comporte outros estudos e reflexões, o presente trabalho poderá subsidiar discussões acerca da condição presente, sendo recomendada a ativa participação de todos os atores envolvidos no cuidado, na busca da qualificação dos serviços de saúde bucal nessa região.

Descritores:
Atenção primária à saúde; avaliação em saúde; saúde bucal; serviços de saúde bucal

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br