Resumo
Introdução O correto armazenamento e manutenção adequada de material biológico viável representam importante papel nas pesquisas microbiológicas em virtude da oportunidade de desenvolvimento de pesquisas futuras.
Objetivo Avaliar a viabilidade de Streptococcus mutans (S. mutans ) previamente cultivados e armazenados sob diferentes temperaturas há aproximadamente oito anos.
Material e método Foram avaliados 393 isolados bacterianos armazenados em freezer a -80°C (G1) e 200 em freezer a -20°C (G2). Alíquotas de cada amostra foram semeadas em meios de cultura ágar sangue e ágar Mitis Salivarius Bacitracina Sacarose. Após incubação sob condições de microaerofilia em estufa a 37°C, durante 72 horas, observou-se: presença, morfologia e pureza do crescimento bacteriano. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva.
Resultado A viabilidade microbiana foi observada em praticamente todas as amostras (99,7%) em G1. Por outro lado, todas aquelas estocadas a -20°C foram consideradas inviáveis.
Conclusão A viabilidade de S. mutans é influenciada pela temperatura de armazenamento das amostras, sendo que as cepas permanecem viáveis quando estocadas em condições ideais de temperatura (-80°C), mesmo quando armazenadas por longo período de tempo.
Descritores:
Streptococcus mutans; cárie dentária; viabilidade microbiana