Acessibilidade / Reportar erro

Influência do condicionamento ácido do ângulo cavo superficial na resistência adesiva de restaurações em um compósito de baixa contração de polimerização

Resumo

Introdução

Com o intuito de se evitar as tensões geradas durante a contração de polimerização das resinas compostas, foram desenvolvidas as resinas compostas de baixa contração de polimerização.

Objetivo

Avaliar a resistência à microtração em cavidades classe I restauradas com tratamento ácido do ângulo cavo superficial e resina composta indicada para dentes posteriores.

Material e método

Foram selecionados 48 molares hígidos que foram divididos em 6 grupos (n=8), sendo que 3 desses tiveram o esmalte cavo superficial condicionado com ácido fosfórico a 35%. Os dentes foram restaurados com o sistema adesivo Clearfil SE Bond e as resinas compostas Filtek Z350 XT, Empress Direct e Charisma Diamond, fotoativadas por 40 segundos. Após 24 horas, os dentes foram levados para máquina de corte, na qual foram realizados cortes no sentido vestíbulo-lingual e no sentido mésio-distal obtendo – se palitos de 0,9×0,9 mm que foram levadas para a máquina de ensaio universal para a realização do teste de microtração. Para análise estatística foi realizado análise de variância e teste de Tuckey (p < 0,05).

Resultado

Não houve diferença estatística significante entre os grupos avaliados.

Conclusão

O condicionamento ácido do ângulo cavo superficial não influenciou no desempenho das restaurações provavelmente devido ao sistema adesivo utilizado.

Descritores:
Resinas compostas; preparo da cavidade dentária; dureza

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br