Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre dentição, medidas antropométricas e síndrome metabólica em idosos

Resumo

Introdução

A perda dentária é um distúrbio de saúde dos idosos que pode levar à deficiência mastigatória e riscos nutricionais, induzindo alterações bioquímicas da síndrome metabólica (SM).

Objetivo

Verificar a relação entre número de dentes, medidas antropométricas e SM em um grupo de idosos.

Material e método

O estudo foi desenvolvido na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil, e foi dividido em três fases. A primeira fase coletou informações do banco de dados de todos os participantes do projeto e a segunda coletou dados sociodemográficos, antropométricos e bioquímicos. A terceira fase foi dividida em duas outras fases: primeiro foram aplicadas entrevistas de saúde bucal aos idosos (281 pacientes avaliados por ligações telefônicas e 23 atendidos em domicílio) e, segundo, 45 pacientes foram selecionados aleatoriamente e convidados a validar os dados obtidos por telefone com exames clínicos orais. A amostra foi composta por 304 indivíduos. Os dados coletados foram tabulados e analisados ​​por meio de testes estatísticos.

Resultado

Mulheres idosas com perda dentária severa apresentam um risco significativamente maior de desenvolver SM. Assim, a manutenção dos dentes naturais nos idosos é um fator protetor para a síndrome.

Conclusão

Os achados reforçam a hipótese de que a saúde bucal dos indivíduos, expressa pelo número de dentes, pode comprometer e aumentar o risco de SM em idosos.

Descritores:
Estudo epidemiológico; envelhecimento; saúde oral; antropometria; síndrome metabólica

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br