Resumo
Introdução A avaliação no ensino odontológico, especialmente em currículos baseados em competências, deve refletir os diferentes domínios de aprendizagem combinando metodologias para uma avaliação mais completa dos estudantes.
Objetivo Comparar os resultados de três métodos de avaliação (escrito, clínico e Exame Clínico Objetivo Estruturado - OSCE) utilizados em disciplinas de Clínica Odontológica.
Material e método Duas amostras foram utilizadas para esta análise de desempenho: 179 alunos que cursavam quatro disciplinas diferentes de clínica odontológica no mesmo semestre; e 33 alunos da mesma turma durante seus 5º, 6º, 7º e 8º períodos, cursando as quatro disciplinas ao longo de quatro semestres sequencialmente. A partir das notas médias obtidas pelos alunos em cada exame, as análises comparativas foram realizadas utilizando análise de variância de medidas repetidas.
Resultado Os resultados mostraram similaridade entre as avaliações teórica e OSCE, que diferem significativamente dos resultados obtidos na avaliação clínica. Comparando o desempenho dos mesmos alunos durante períodos sequenciais, os resultados mostraram diferença estatisticamente significativa em todas as avaliações, com períodos de progressão positiva e queda no desempenho dos alunos ao longo dos semestres.
Conclusão As avaliações escritas e do OSCE foram semelhantes, enquanto as avaliações clínicas apresentaram notas significativamente mais altas. Portanto, os professores devem estar cientes das particularidades dos métodos de avaliação e aplicá-los, isoladamente ou combinados, para obter os melhores resultados dos alunos. Os métodos de avaliação devem valorizar a orientação do professor e considerar a validade da avaliação subjetiva, atentando para o valor educacional das avaliações.
Descritores:
Avaliação educacional; ensino; desempenho acadêmico
Thumbnail
Thumbnail

