Open-access Aplicação da membrana homógena de fibrina rica em plaquetas e a fotobiomodulação na regeneração óssea guiada: estudo experimental em ratos

Application of platelet-rich fibrin and photobiomodulation in guided bone regeneration: experimental study in rats

Resumo

Introdução  A perda óssea pode resultar de diversos fatores etiológicos, como traumas, lesões patológicas ou atrofia tecidual após a perda de unidades dentárias. O tratamento eficaz para a regeneração óssea tem sido um foco crescente na área da medicina regenerativa. A membrana de Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) e a Laserterapia de Baixa Intensidade (LBI) têm sido exploradas como terapias auxiliares na promoção da neoformação óssea.

Objetivo  Avaliar a qualidade do tecido ósseo formado em um defeito ósseo crítico criado na calvária de ratos, utilizando membrana de PRF isolada ou em combinação com o uso de laser de diodo em sua versão de baixa potência, o laser de baixa intensidade.

Material e método  Um total de 67 ratos Wistar foram divididos em quatro grupos: D (defeito ósseo), DL (defeito ósseo + laser), DPRF (defeito ósseo + PRF) e DPRFL (defeito ósseo + PRF + laser). Membranas de PRF foram obtidas por punção intracardíaca de ratos doadores e aplicadas nos animais dos grupos correspondentes. Para se verificar a influência do fator tempo no processo de regeneração óssea, separaram-se 12 animais de cada grupo, sendo que seis animais foram eutanasiados após 30 dias dos procedimentos cirúrgicos e seis animais, após 60 dias, para avaliação histológica, com análise da contagem de células, da presença de angiogênese e da área de reparo ósseo.

Resultado  Os resultados mostraram que o grupo DPRFL apresentou uma diferença significativa no número total de células em comparação ao grupo D (p < 0,001 após 30 dias e p < 0,01 após 60 dias), além de maior presença de angiogênese (p < 0,01). Embora não tenha sido observada diferença significativa na área de reparo ósseo, o grupo DPRFL mostrou maior espessura óssea após 30 dias.

Conclusão  A combinação de membrana de PRF com laserterapia de baixa intensidade demonstrou efeitos positivos na regeneração óssea, especialmente na promoção de maior espessura óssea vertical, sugerindo um potencial terapêutico sinérgico para o tratamento de defeitos ósseos críticos.

Descritores:
Fibrina rica em plaquetas; terapia com laser de baixa intensidade; regeneração óssea

location_on
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro