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Exame clínico objetivo estruturado, OSCE: um avanço no processo de ensino e aprendizagem sob a percepção do estudante

Resumo

Introdução

O OSCE é um método de avaliação de competências clínicas que tem obtido popularidade internacional na educação em Medicina e Odontologia.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi descrever as etapas de desenvolvimento do OSCE para o curso de graduação em Odontologia e relatar a percepção dos estudantes sobre este método de avaliação, em relação ao grau de dificuldade, tempo para realização de cada etapa, importância de cada estação, número de estações, organização do exame, bem como o tempo total para a realização do OSCE.

Material e método

Esta pesquisa foi um estudo observacional e transversal, composto pela realização do OSCE e posterior aplicação de um questionário avaliativo aos alunos que cursavam o quarto semestre do curso de Odontologia. Esses alunos possuíam conhecimentos básicos em um nível intermediário de competências, compatíveis com sua etapa de ensino.

Resultado

No que diz respeito ao número de estações, 43 (97,7%) dos estudantes responderam que era apropriado, o processo da OSCE como um todo estava muito bem organizado (n = 25; 56,8%), organizado (n = 17; 38,6%) ou não muito organizado (n = 1; 2,27%) e sobre o tempo total do processo do OSCE, 29 (65,9%) relataram que era apropriado; 10 (2,27%) disseram que foi curto; 4 (9,09%), que foi longo.

Conclusão

A percepção do aluno foi positiva, especialmente em relação à organização e ao tempo atribuído a cada estação. Além disso, os alunos consideraram que os tópicos e questões aplicados em cada estação eram relevantes.

Descritores:
Educação em odontologia; estudantes de odontologia; percepção

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