Acessibilidade / Reportar erro

Efeito das terapias educacionais e do autocuidado sobre o desempenho mastigatório de mulheres com disfunção temporomandibular dolorosa

Resumo

Introdução

As disfunções temporomandibulares (DTM) podem comprometer a capacidade mastigatória devido à presença de dor, disfunção muscular e limitação dos movimentos mandibulares. Melhorias substanciais da dor relacionada à DTM podem ser alcançadas através de abordagens terapêuticas incluindo a educação e os autocuidados.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi investigar o impacto dessas modalidades de tratamento no desempenho mastigatório de mulheres com DTM dolorosa.

Material e método

Cinquenta e duas mulheres foram divididas aleatoriamente em três grupos: Grupo Controle (CG); Grupo Educação (receberam instruções sobre DTM) (EG); Grupo de Autocuidado e Educação (receberam instruções sobre DTM e instruções sobre terapias de autocuidado) (SEG). As instruções de educação sobre DTM e terapias de autocuidado foram transmitidas através de vídeo e material ilustrativo impresso. O desempenho mastigatório foi avaliado através do método dos tamises com alimentos testes naturais nos períodos de avaliação: atendimento inicial, 30 dias após e ao fim de 60 dias de acompanhamento. Os dados obtidos, em porcentagem, foram analisados e foi utilizado o teste paramétrico ANOVA one-way para comparação das médias dos grupos CG, EG e SEG (α= 0,05).

Resultado

O desempenho mastigatório dos participantes foi semelhante, independentemente dos tratamentos, no atendimento inicial (p=0,604), após 30 dias (p=0,450) e após 60 dias (p=0,669).

Conclusão

Os resultados indicam que o tratamento com terapias educativas e de autocuidado durante um período de 60 dias não teve impacto no desempenho mastigatório das mulheres com DTM dolorosa.

Descritores:
Articulação temporomandibular; autocuidado; mastigação

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br