Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação cognitiva em crianças refugiadas desacompanhadas: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Identificar o que a literatura tem apresentado a respeito de possíveis alterações cognitivas em crianças refugiadas desacompanhadas.

Fontes de dados:

Foi realizada uma busca nas bases de dados Web of Science, PsycInfo, Scopus e PubMed, que incluiu artigos indexados produzidos em qualquer período e em qualquer idioma. A pesquisa foi submetida ao protocolo do International Prospective Register of Systematic Reviews — Prospero (ID: CRD42021257858), e a qualidade dos artigos selecionados foi avaliada por meio do Mixed Methods Appraisal Tool.

Síntese dos dados:

Memória e atenção foram os principais tópicos identificados, em grande parte por sua relação com sintomas de transtorno do estresse pós-traumático. Contudo, foi observada baixa especificidade na condução dos testes cognitivos, levando a importantes inconsistências entre os dados coletados.

Conclusões

O uso de instrumentos de avaliação psicológica mal adaptados ou inadaptados para as populações estudadas coloca em dúvida a validade dos dados produzidos.

Palavras-chaves:
Criança; Refugiado; Testes psicológicos; Cognição; Revisão sistemática

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br