RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é examinar os determinantes da satisfação com a vida entre os pais de crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral (PC).
Métodos: Foram incluídas 122 crianças com diagnóstico de PC e os seus pais. Os dados sociodemográficos e as características clínicas das crianças com PC e de seus pais foram registrados no Formulário de Informações Pessoais. O nível de satisfação com a vida dos pais foi avaliado através da Escala de Satisfação com a Vida (ESV). O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa foi utilizado para avaliar a função motora em crianças com PC.
Resultados: Os resultados do estudo mostraram que a pontuação ESV dos pais estava significativamente correlacionada com o tempo até o diagnóstico da criança (TD) com PC (r=-0.394), o número de irmãos (r=-0.213) e o nível de função motora da criança (r=-0.270) (p<0.05). De acordo com os resultados da análise de regressão múltipla, o nível de função motora da criança, o número de irmãos e o TD foram considerados preditores independentes e significativos da ESV, explicando 20% da variância (p < 0.05).
Conclusões: A satisfação com a vida dos pais foi significativamente afetada nas famílias com crianças com PC. Além disso, o nível de função motora das crianças, o número de irmãos e o TD foram considerados determinantes da satisfação com a vida dos pais.
Palavras-chave:
Cuidadores; Paralisia cerebral; Satisfação com a vida; Função motora
Thumbnail
