RESUMO
Objetivo:
Verificar a associação do estado nutricional, da maturação biológica, do apoio social e da autoeficácia com o nível de atividade física de 2.347 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 15 anos, de escolas estaduais da cidade de Curitiba, Paraná.
Métodos:
Foram coletadas as medidas antropométricas de massa corporal, estatura e altura sentada. A avaliação da maturação biológica foi realizada pelas análises da idade do pico de velocidade de altura e maturação sexual. O nível de atividade física, o apoio social dos pais e dos amigos e a autoeficácia foram analisados por questionários autorreportados. O estado nutricional foi obtido por meio de pontos de corte de índice de massa corpórea (IMC) específicos para idade e sexo. Razões de chances com intervalos de confiança de 95% (IC95%) foram obtidas por meio da regressão logística binária bruta e ajustada, adotando-se p<0,05.
Resultados:
Pouco mais da metade (52,3%; n=1.227) dos escolares é ativa, sendo os meninos em maior proporção (64,1%; p≤0,01). Foram associados com atividade física: estado nutricional (Odds Ratio [OR] 1,25; IC95% 1,01-1,56), maturação somática precoce (OR 0,71; IC95% 0,54-0,93), moderado e elevado apoio social dos pais (OR 1,85; IC95% 1,50-2,30 e OR 2,70; IC95% 2,11-3,42, respectivamente) e elevado apoio social dos amigos (OR 1,78; IC95% 1,42-2,24).
Conclusões:
O estado nutricional, a maturação somática precoce, o apoio social dos pais e dos amigos foram correlatos da atividade física. Meninas com excesso de peso e com moderado e elevado apoio social dos pais, e meninos com maior apoio social dos pais e dos amigos foram mais ativos, enquanto meninas maturadas precocemente, menos ativas.
Palavras-chave:
Atividade física; Estado nutricional; Desenvolvimento infantil; Apoio social; Estudantes