Acessibilidade / Reportar erro

Vibrocompressão manual e aspiração nasotraqueal no pós-operatório de lactentes cardiopatas

OBJETIVO:

Verificar a repercussão da vibrocompressão manual e da aspiração nasotraqueal sobre os parâmetros cardiorrespiratórios de frequência cardíaca (fc) e respiratória (fr), saturação periférica de oxigênio (SpO2), dor e desconforto respiratório, em lactentes no pós-operatório de cirurgias cardíacas.

MÉTODOS:

Estudo controlado e randomizado, com as avaliações realizadas pela mesma fisioterapeuta, em dois momentos: antes e após o procedimento. Dividiu-se o total de lactentes, por sorteio simples, em dois grupos: Intervenção (GI), com vibrocompressão manual torácica, aspiração nasotraqueal e repouso; e Controle (GC), com 30 minutos de repouso. Avaliaram-se os dados cardiorrespiratórios (SpO2; fc; fr), aplicando-se as escalas: Neonatal Infant Pain Scale (NIPS), para analisar a dor, e Boletim de Silvermann-Andersen (BSA), para verificar o desconforto respiratório. Os dados foram tratados por meio de análise de variância (ANOVA) para medidas repetidas, sendo significante p<0,05.

RESULTADOS:

Avaliaram-se 20 lactentes cardiopatas, dez em cada grupo (sete acianóticos e três cianóticos), com idades de zero a 12 meses. Para analisar a interação entre o grupo e o tempo, observou-se diferença significativa na variação da SpO2 (p=0,016), sem alteração nas demais variáveis. Já o comportamento dos parâmetros nos tempos apresentou diferença significativa apenas na variação da fr (p=0,001). Quanto à avaliação do efeito no grupo, não houve diferença estatística em nenhum dos dados (SpO2 - p=0,77; fc - p=0,14; fr - p=0,17; NIPS - p=0,49 e BSA - p=0,51).

CONCLUSÕES:

A vibrocompressão manual e a aspiração nasotraqueal aplicadas em lactentes no pós-operatório de cirurgias cardíacas não prejudicaram a SpO2 e a fr, além de não desencadearem dor e desconforto respiratório. [Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC): REQ: 1467].

modalidades de fisioterapia; lactente; cirurgia torácica; dor; cuidados pós-operatórios


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br