Acessibilidade / Reportar erro

EQUAÇÕES PREDITIVAS DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO POR MEIO DO TESTE SHUTTLE RUN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Revisar sistematicamente na literatura o nível de evidência das equações preditivas do pico de consumo de oxigênio (VO2pico) por meio do teste de shuttle run de 20 metros (SR-20m) em crianças e adolescentes.

Fonte de dados:

As buscas foram conduzidas nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, ScienceDirect, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), de agosto a setembro de 2017, nos idiomas inglês e português. Os critérios de inclusão utilizados foram: estudos originais, com resumo disponível, com equações para predição do VO2pico por meio do SR-20m, adolescentes e/ou crianças, não atletas e com análise correlacional do VO2pico predito e mensurado. O nível de evidência das equações foi caracterizado com base no risco de viés dos estudos, no qual se adotou os seguintes critérios: número da amostra, características da amostra e análise estatística.

Síntese dos dados:

Dezoito estudos foram selecionados, nos quais 12 equações foram encontradas e analisadas. Os estudos foram conduzidos com amostras de ambos os sexos com idades de oito a 19 anos. As equações de Léger e Matsuzaka foram classificadas com forte nível de evidência, com variação de amplitude de estimativa entre r=0,54-0,90 e r=0,65-0,90. Enquanto as equações Ruiz, Barnett e Matsuzaka foram consideradas de evidência moderada, com variação de amplitude de estimativa entre r=0,75-0,96, r=0,66-0,84 e r=0,66-0,89, respectivamente.

Conclusões:

A equação de Matsuzaka apresentou parâmetros satisfatórios para estimar o VO2pico em crianças e adolescentes. Embora não explorados em equações, a adiposidade corporal e o estágio puberal demonstram associações relevantes com a aptidão cardiorrespiratória em crianças e adolescentes.

Palavras-chave:
Teste de esforço; Aptidão cardiorrespiratória; Adolescentes; Crianças

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br