Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DAS CARACTERÍSTICAS FAMILIARES E DOMICILIARES NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA INFANTIL DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL POR COVID-19 NO BRASIL

RESUMO

Objetivo:

Investigar se as variáveis sexo da criança, idade, presença de irmãos, pais trabalhando de maneira remota e espaço externo afetam o nível de atividade física das crianças brasileiras durante o distanciamento social por COVID-19.

Métodos:

Aplicou-se questionário online pelo LimeSurvey, em março e abril de 2020, sobre características familiares e habitacionais, rotinas domésticas e infantis no período de distanciamento social brasileiro, sendo as crianças divididas em quatro grupos etários. Com base nas atividades infantis realizadas, criou-se a porcentagem de atividade física (%AF) em relação ao período de um dia e foi desenvolvida análise de variância para investigar o efeito das variáveis na %AF, além de análise de regressão.

Resultados:

A %AF diminui conforme o aumento da idade, mas aumenta com a disponibilidade de espaço externo no domicílio. Não houve efeito significativo para as demais variáveis, tampouco efeito de interação. A idade e o espaço externo ao domicílio são preditores da %AF.

Conclusões:

Características habitacionais e pessoais das crianças brasileiras influenciam o nível de atividade física realizada por elas durante o distanciamento social. Medidas preventivas podem ser empregadas caso haja necessidade de outro período semelhante.

Palavras-chave:
COVID-19; Criança; Atividade motora; Desenvolvimento infantil; Quarentena; Pandemia

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br