Resumos
OBJETIVO
Descrever a autoavaliação de estudantes do quinto ano de Medicina, a partir do discurso reflexivo dos Diários de Atividades (portfólio) do internato de Pediatria I e Puericultura.
MÉTODOS
Estudo transversal, qualitativo do tipo descritivo, por meio do discurso do sujeito coletivo dos Diários de Atividades utilizados pela coordenadoria de internato do referido curso, localizado em Catanduva, São Paulo, de janeiro a novembro de 2011. Incluíram-se no estudo todos os depoimentos dos alunos, registrados nas seções do portfólio, denominadas autoavaliação e impressão do aluno, as quais contêm as ideias centrais (organização da disciplina, ambulatório de aleitamento materno, número de internações nas enfermarias pediátricas e satisfação com o estágio em Saúde da Criança) relacionadas ao ensino de Pediatria e Puericultura. Excluíram-se os diários com registros incompletos.
RESULTADOS
Analisaram-se os depoimentos de 47 internos do quinto ano (75% dos discentes), sendo que 21,3% manifestaram satisfação quanto à organização da disciplina e 27,7% elogiaram a inclusão do Ambulatório de Aleitamento Materno na graduação. Para 25,5% dos acadêmicos, o número de internações nas enfermarias de Pediatria foi insuficiente para um aprendizado ideal; entretanto, 70,2% ficaram satisfeitos com o estágio em Saúde da Criança.
CONCLUSÕES
Esta análise crítica permitiu uma organização das reflexões, sugestões e críticas registradas pelos internos e pode ser utilizada como instrumento para aprimoramento do ciclo profissionalizante.
avaliação educacional; pediatria; aprendizagem; ensino; internato e residência
OBJECTIVE
To describe the fifth-year medical students' self-evaluation based on the reflexive discourse of the Activities Diaries (portfolio) from the Pediatric Internship I and Child Care Rotations.
METHODS
Cross sectional, qualitative and descriptive study using the collective subject discourse of the diaries used during the internship of the Medical School, in Catanduva, São Paulo, from January to November, 2011. The registered students' testimonials in the portfolio sections called self-assessment and students' impression were assessed according to their central ideas (discipline organization, breastfeeding outpatient clinic, number of admissions in the pediatric hospital ward and satisfaction with the Child Health training ), related to the teaching of Pediatrics and Child Care. The portfolios with incomplete registers were excluded.
RESULTS
The testimonials of 47 interns (75% of the students) were analyzed, and 21.3% of them expressed satisfaction with the discipline organization and 27.7% praised the inclusion of the breastfeeding outpatient clinics in the course. For 25.5% of the academics, the number of admissions in the pediatric wards was insufficient for an ideal learning; however, 70.2% were satisfied with the Child Health training.
CONCLUSIONS
This critical analysis allowed a summary of the reflections, suggestions and critics registered by the interns and can be used as a tool for improvement of the professional cycle.
educational measurement; pediatrics; learning; teaching; internship and residency
OBJETIVO
Describir la autoevaluación de estudiantes del quinto año de Medicina, a partir del discurso reflexivo de los Diarios de Actividades (cartera) del internato de Pediatría I y Cuidado del Niño.
MÉTODOS
Estudio transversal, cualitativo de tipo descriptivo, por medio del discurso del sujeto colectivo de los Diarios de Actividades utilizados por la coordinación de internato del referido curso, ubicado en Catanduva, São Paulo (Brasil), de enero a noviembre de 2011. Se incluyeron en el estudio todos los testimonios de los alumnos, registrados en los apartados de la cartera, nombrados autoevaluación e impresión del alumno, los que contienen las ideas centrales (organización de la asignatura, ambulatorio de lactancia materna, número de internaciones en las enfermerías pediátricas y satisfacción con la pasantía en Salud del Niño) relacionadas a la enseñanza de Pediatría y Cuidado del Niño. Se excluyeron los diarios con registros incompletos.
RESULTADOS
Se analizaron los testigos de 47 internos del quinto año (75% de los alumnos), siendo que el 21,3% manifestaron satisfacción respecto a la organización de la asignatura y el 27,7% elogiaron la inclusión del Ambulatorio de Lactancia Materna en la carrera. Para el 25,5% de los académicos, el número de internaciones en las enfermerías de Pediatría fue insuficiente para un aprendizaje ideal; sin embargo, el 70,2% resultaron satisfechos con la pasantía en Salud del Niño.
CONCLUSIONES
Este análisis crítico permitió una tabulación de las reflexiones, sugerencias y críticas registradas por los internos en el Diario de Actividades y se puede utilizarlo como instrumento para perfeccionamiento del ciclo profesionalizante.
evaluación educacional; pediatría; aprendizaje; enseñanza; internato y residencia
Introdução
A demanda crescente por melhores condições de vida nas comunidades, a mudança do perfil epidemiológico das doenças, a identificação de fatores de risco e de novas doenças físicas e psicossociais e o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas e de alto custo são alguns dos problemas enfrentados pelos profissionais de saúde do século 21. No cenário internacional, em particular nos países subdesenvolvidos, tem crescido nos últimos anos o interesse pela saúde das crianças( 11. Puga TF, Benguigui Y. Ensino de pediatria em escolas de medicina da América Latina. Washington: OPAS; 2003. ).
O contexto atual de mudanças e desafios na formação de profissionais da saúde exige alterações em diferentes esferas - conceituais, interpessoais, sociais, institucionais e de valores, para que a formação desses profissionais ocorra de forma sólida e crítica, além de incluir a construção de alternativas ainda desconhecidas( 22. Feuerwerker LC. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec; 2002. ).
Nesse contexto, verifica-se que as faculdades e escolas de medicina preocupam-se
em ensinar os fundamentos teóricos das doenças prevalentes da infância.
Estuda-se epidemiologia, etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento
em momentos distintos da formação médica, do primeiro ao sexto ano(
11. Puga TF, Benguigui Y. Ensino de pediatria em escolas de medicina
da América Latina. Washington: OPAS; 2003.
). Com base nessa preocupação com o ensino, a disciplina de pediatria
do curso de medicina das Faculdades Integradas Padre Albino implementou o uso do
Diário de Atividades (portfólio reflexivo) para os acadêmicos do internato, para
estimular a autorreflexão, a solidificação do conteúdo aprendido e conhecer a
opinião do aluno sobre o estágio de Pediatria(
33. Gomes AP, Arcuri MB, Cristel EC, Ribeiro RM, Souza LM,
Siqueira-Batista RS. Evaluation in medical education: the role of portfolio in
curricula based on active methodologies. Rev Bras Educ Med
2010;34:390-6.
4. Marin MJ, Moreno TB, Moravcik MY, Higa EF, Druzian S,
Franscischetti I et al. Student's perception of the reflective portfolio in
medical school. Rev Bras Educ Med 2010;34:191-8.
5. Savaris RF. Formative assessment among fourth-year medical
students: an experience report. Rev Bras Educ Med 2009;33 (Suppl
1):111-5.
6. Veiga EQ, Batista NA. Undergraduate teaching of pediatrics in
medical schools of the state of Rio de Janeiro. J Pediatr (Rio J)
2006;82:115-20.
7. Silva RF, Sá-Chaves I. Reflexive formation: teachers'
representations about the use of reflexive portfolio in the forming of medical
doctors and nurses. Interface Comunic Saude Educ
2008;12:721-34.
-
88. Cotta RM, Silva LS, Lopes LL, Gomes KO, Cotta FM, Lugarinho R et
al. The construction of collective portfolios in traditional curriculums: an
innovative approach in teaching-learning. Cienc Saude Coletiva
2012;17:787-96.
). A utilização do portfólio proporciona um feedback
da informação dada ao aluno, que, por meio dessa prática, pode descrever e
discutir seu desempenho em determinada situação ou atividade. Isso permite a
conscientização do processo de aprendizagem, pois ressalta as dissonâncias entre
o resultado pretendido e o real, além de fornecer dados e permitir rever
objetivos, metodologia e conteúdos(
99. Zeferino AM, Domingues RC, Amaral E. Feedback as a
teaching/learning strategy in medical education. Rev Bras Educ Med
2007;31:176-9.
).
O Diário de Atividades foi introduzido para avaliar os acadêmicos e atender à proposta do internato que contempla a natureza crítico-reflexiva, sustentada na construção do conhecimento a partir da problematização da realidade com a participação ativa do interno no processo de aprendizagem( 1010. Silva RF, Francisco MA. Reflective portfolio: a strategy for medical education. Rev Bras Educ Med 2009;33:562-70. ). Nesse portfólio, o aluno documenta, registra e estrutura as ações, as tarefas e a própria aprendizagem, mediante discurso narrativo elaborado de forma contínua e reflexiva sobre as atividades educacionais vivenciadas. A narração muda a forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros. Ao ler seu escrito, é possível que o futuro profissional teorize a própria experiência( 1111. Cunha MI. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editores; 1998. , 1212. Vieira VM. Portfolio: one proposal of evaluation with remaking to learn process. Psicol Esc Educ (Impr) 2002;6:149-53. ).
A educação médica deve se voltar para a formação de pessoas e/ou profissionais
que participem do processo de transformação da sociedade de forma crítica e
flexível. Assim, surge no cenário educacional a "cultura reflexiva", que
representa uma nova postura frente às situações educativas e tem como marco a
Teoria da Indagação de John Dewey, centrada nas experiências práticas e
conhecida como "fazendo e aprendendo"(
1313. Campos S, Pessoa VI. Discutindo a formação de professoras e
professores com Donald Shön. In: Geraldi CM, Fiorentini D, Pereira EM, editors.
Cartografias do trabalho docente: professor(a) - pesquisador(a). Campinas:
Mercado de Letras; 1998. p. 183-206.
14. Prearo AY, Rizzato AB, Martins ST. Pediatrics teaching in
primary health care between the boundaries of the biomedical model and the
perspective of integrality of care: the view of the supervisor doctors.
Interface Comunic Saude Educ 2011;15:1039-52.
-
1515. Sperandio AM, Souza TF, Breno E, Mendes LC, Pereira AR, Machado
AC et al. The university collaborating in the construction of a health promotion
project: report on an experience of a group of medical students at Unicamp,
Campinas, SP, Brazil. Rev Bras Educ Med 2006;30:200-8.
).
Com base nas considerações anteriores, formulou-se ahipótese de que a introdução de um instrumento de autoavaliação e reflexão do interno a partir do discurso reflexivo poderia contribuir para o aperfeiçoamento do ensino das habilidades em Pediatria na formação do médico generalista. Desse modo, este estudo analisou os dados registrados nos Diário de Atividades do internato em saúde da criança I (pediatria I e puericultura) do curso de medicina das Faculdades Integradas Padre Albino, durante um ano letivo.
Método
Estudo transversal, qualitativo, realizado na coordenadoria de internato da referida instituição, localizada em Catanduva, São Paulo, na região noroeste paulista. A metodologia qualitativa foi considerada apropriada ao estudo por permitir a apreensão dos significados, motivos e aspirações, atitudes, crenças e valores fundamentais para a descrição e a compreensão dos fenômenos que envolvem o ser humano( 1616. Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9th ed. São Paulo: Hucitec; 2006. ).
Levantaram-se os dados registrados no Diário de Atividades dos acadêmicos do
primeiro ano do internato (quinta série do curso de 2011), de janeiro a novembro
de 2011, analisando-se as autoavaliações e as impressões do interno sobre o
estágio em Pediatria I e Puericultura. Incluíram-se todos os depoimentos que
apresentavam as ideias centrais. Excluíram-se os diários que não apresentavam
essas ideias ou não tinham anotações. Para conhecer e descrever as considerações
dos internos quanto ao estágio e avaliar suas reflexões, utilizou-se o discurso
do sujeito coletivo (DSC)(
1717. Fontanella BJ, Ricas J, Turato ER. Saturation sampling in
qualitative health research: theoretical contributions. Cad Saude Publica
2008;24:17-27.
18. Lefèvre F, Lefèvre AM, Teixeira JJ. O discurso do sujeito
coletivo. Uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do
Sul: Educs; 2000.
-
1919. Lefèvre F, Lefèvre AM. O sujeito coletivo que fala. Interface
Comunic Saude Educ 2006;10:517-24.
).
Não houve cálculo de poder amostral devido à metodologia empregada. Segundo Fontanella et al ( 1717. Fontanella BJ, Ricas J, Turato ER. Saturation sampling in qualitative health research: theoretical contributions. Cad Saude Publica 2008;24:17-27. ), "nos estudos qualitativos, a questão ‘quantos?' sugere uma importância relativamente secundária em relação à questão ‘quem?', embora, na prática, representem estratégias inseparáveis. Afinal, o que há de mais significativo nas amostras intencionais ou propositais não se encontra na quantidade final de seus elementos, mas na maneira como se concebe a representatividade desses elementos e na qualidade das informações obtidas deles". O DSC é uma forma de apresentar resultados de pesquisas qualitativas, com depoimentos como fonte de estudo, escritos na primeira pessoa do singular, para expressar o pensamento de uma coletividade, como se esta fosse o emissor de um discurso. Essa técnica permite extrair do discurso de cada indivíduo palavras ou expressões que revelam ideias centrais e sintetizam o conteúdo discursivo( 1919. Lefèvre F, Lefèvre AM. O sujeito coletivo que fala. Interface Comunic Saude Educ 2006;10:517-24. ).
Para a analisar e apresentar os resultados, utilizou-se o discurso do próprio entrevistado (P), redigido na primeira pessoa do singular, composto por expressões-chave (ECH), que apresentaram as mesmas ideias centrais (IC) e a mesma ancoragem (AC), obedecendo-se rigorosamente à ordem das seguintes etapas:
-
1
Leitura repetida das respostas, que foram literalmente transcritas só após uma melhor compreensão da ideia geral do discurso
-
2
Leitura geral das respostas de cada entrevistado, seguida da leitura separada de todas as respostas para a questão analisada
-
3
Transcrição das respostas para cada questão em ordem numérica crescente. Destacaram-se com itálico as ECH
-
4
Transcrição individual de cada IC com suas respectivas ECH
-
5
Extração do tema de cada uma das perguntas, agrupando-sesuas respectivas IC; finalmente, construção dos DSC separadamente de cada IC, com suas respectivas ECH
Após a tabulação dos DSC e das ECH, agruparam-se as informações da pesquisa em banco de dados pelo programa Epi-Info, versão 3.5.1. O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da instituição.
Resultados e Discussão
Analisaram-se as autoavaliações de 47 internos do quinto ano (75% dos discentes),
cumprindo-se rigorosamente o método descrito. Em seguida, descreveram-se as IC
que se repetiram com frequência significativa, revelando pensamentos semelhantes
entre os pesquisados. Quanto às questões avaliadas, optou-se por apresentar
resultados e discussão associados, pois esse tipo de narrativa favorece a
descrição dos trabalhos qualitativos. Para facilitar a compreensão, a análise
foi subdividida de acordo com a questão analisada(
1919. Lefèvre F, Lefèvre AM. O sujeito coletivo que fala. Interface
Comunic Saude Educ 2006;10:517-24.
20. Schraiber LB. Qualitative research in health studies:
methodological reflections on the oral account and narrative technique in study
on the medical profession. Rev Saude Publica 1995;29:63-74.
21. Turato ER. Qualitative and quantitative METHODS in health:
definitions, differences and research subjects. Rev Saude Publica
2005;39:507-14.
22. Neves JL. Pesquisa qualitativa: características, usos e
possibilidades. Cad Pesq Administracao 1996;1:1-5.
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2323. Sene TB, Lino ML, Gonsaga RA, Silva EM, Biscegli TS. Patient's
autonomy: a situacional analysis of an emergency unit. Rev Bioet (Impr)
2012;20:518-25.
):
Organização da disciplina
Uma organização tem como base um conjunto de pessoas que realizam tarefas de
forma coordenada, agindo em determinado ambiente, para atingir um objetivo
pré-determinado, pela ação eficaz de diversos meios e recursos, com ou sem
uma liderança(
2424. Nunes P [homepage on the Internet]. Conceito de organização
[cited 2012 Oct 12]. Available from:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/gestao/03conc_organizacao.htm
Available from:
http://www.notapo...
).
A análise dos textos mostrou que, em 21,3% das narrativas, apareceu a ECH "organização da disciplina", que exprimiu significativamente a reflexão dos internos e pôde ser apontada como um dos pontos positivos do estágio em Saúde da Criança.
O estágio é composto por atividades práticas de enfermaria, ambulatório, unidade de urgência e emergência, laboratório de habilidades, berçário, maternidade, centro obstétrico, nutrição infantil, além de atividades teórico-práticas, como reuniões clínicas integradoras, seminários e aulas teóricas. O internato em Saúde da Criança tem carga horária total de 400 horas, sendo 200 para os acadêmicos do quinto ano e 200 para os do sexto ano, com 13 docentes ativamente presentes na disciplina(25). Os acadêmicos são divididos em duplas, que se revezam entre as várias atividades do estágio. A análise dos depoimentos evidenciou que a estruturação da disciplina reflete a organização investida e agrada aos acadêmicos de forma geral: "trata-se de uma grade organizada, na qual os objetivos traçados são realmente cumpridos, tanto na parte acadêmica de resenhas de artigos e nas aulas ministradas, quanto nas habilidades práticas adquiridas ao exame físico e à compreensão dos exames complementares solicitados e da terapêutica escolhida para cada caso" (Interno nº 37).
Aleitamento materno
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de aleitamento
materno exclusivo por seis meses e, a partir daí, a introdução de alimentos
complementares até os dois anos de idade(
2626. World Health Organization [homepage on the Internet]. The
optimal duration of exclusive breastfeeding: results of a WHO systematic review
[cited 2010 Sep 10]. Available from:
http://www.who.int/inf-pr-2001/en/note2001-07.html
Available from:
http://www.who.in...
). Poderiam ser evitadas anualmente, no mundo, 22% de mortes de
crianças com até 12 meses de idade se o aleitamento materno exclusivo e o
aleitamento até um ano de vida fossem praticados(
2727. Huffman SL, Yeager BA, Levine RE, Shelton J, Labbok M.
Breastfeeding saves lives: an estimate of the impact of breastfeeding on infant
mortality in developing countries. Bethesda: NUTURE/Center to Prevent Childhood
Malnutrition; 1991.
).
Em 2011, para atender às necessidades da nova matriz curricular do quinto ano do curso, realizou-se a reestruturação do estágio em Saúde da Criança. Diante da importância do aleitamento materno, uma das propostas foi acrescentar atividades práticas dos internos no Ambulatório de Aleitamento Materno, para formar profissionais capazes de orientar e estimular as puérperas a aderirem à prática. Essa inovação foi elogiada por 27,7% dos avaliados. O referido ambulatório encontra-se sob responsabilidade de uma enfermeira obstetra, que, além de cumprir o papel de formadora na graduação, também evidencia a importância do trabalho em equipe e multidisciplinar, cultivando o respeito a todos os elementos que compõem a logística de cuidados ao paciente. "Hoje eu sei o que falar para uma mãe que tem dificuldade de amamentar. Sei ensinar o que se deve fazer para o recém-nascido mamar mais durante o dia do que durante a noite. Sei instruir a melhor posição para oferecer o peito e como fazer uma ‘pega' adequada para o bebê sugar de forma mais proveitosa" (Interno nº 9).
Número de pacientes
Uma constatação importante registrada nos portfólios foi a insatisfação dos
acadêmicos quanto ao número de pacientes atendidos nos ambulatórios e
enfermarias. Para 25,5% dos internos, esse número foi insuficiente para um
aprendizado satisfatório. Sabe-se que muitas das queixas infantis
relacionam-se a variações climáticas e sazonais, assim como a períodos de
surtos virais, entre outros, e o número de consultas e internações pode
variar conforme a época do ano(
2828. Silva Júnior JL, Padilha TF, Rezende JE, Rabelo EC, Ferreira AC,
Rabahi MF. Effect of seasonality on the occurrence of respiratory symptoms in a
Brazilian city with a tropical climate. J Bras Pneumol
2011;37:759-67.
). Segundo dados do Datasus, de 2008 a 2011, o número de
internações pediátricas no município de Catanduva caiu de 1.847 para 1.581.
Essa redução de 16% no período de três anos provavelmente é reflexo da
melhora na prevenção e no atendimento primário de doenças, o que contribuiu
para a escassez de pacientes nas enfermarias(
2929. Brasil - Ministério da Saúde - DATASUS [homepage on the
Internet]. Morbidade hospitalar do SUS por local de internação - SP [cited 2012
Dec 20]. Available from:
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/nisp.def
Available from:
http://tabnet.dat...
,
3030. Pontes AL, Rego S, Silva Junior AG. Teaching conceptions and
practice in the transformation of medical education. Rev Bras Educ Med
2006;30:66-75.
). "As enfermarias estavam com número reduzido de crianças
internadas, o que, para nossa dupla, foi ruim, mas isso é dependente do
período do ano e de patologias de época, que, durante o nosso estágio, não
foram frequentes, por sorte das crianças!" (Interno nº 19). "Em relação aos
ambulatórios do Hospital Escola Emílio Carlos, apesar do número reduzido de
pacientes, o estágio foi compensado pela discussão minuciosa dos casos"
(Interno nº 28).
Satisfação com o estágio
O plano de ensino traçado pelos coordenadores da disciplina busca desenvolver habilidades e competências, bem como aprofundar, na prática, os conhecimentos adquiridos no ciclo de formação do curso, visando à formação médica generalista ética, de qualidade e necessária para capacitar o médico a reconhecer e acompanhar a criança atendida, seja em nível ambulatorial, seja em serviços de urgência e emergência ou, ainda, em internação hospitalar( 2525. Gonsaga RA. Manual do internato: ciclos profissionalizantes I e II [monografia]. Catanduva (SP): FIPE; 2012. ). Ao procurar palavras-chave relacionadas à satisfação com o estágio, observou-se que 70,2% dos alunos teceram elogios aos docentes e à estrutura, o que refletiu êxito quanto aos objetivos de aprendizado. "O estágio de Pediatria é muito bem formatado, contando com participação realmente ativa dos docentes, fato que embasa e concretiza o conhecimento teórico das doenças, com todos os seus exames complementares e condutas" (Interno 35). "Pude, nesse mês de atividades, deparar-me com as condições mais frequentes e comuns na prática pediátrica, tendo a chance de aprender a identificá-las e, assim, tratá-las, podendo agora afirmar que me sinto segura e apta a lidar, no futuro, com casos semelhantes aos que acompanhei em minha prática de interna" (Interna nº 45).
A introdução do Diário de Atividades na rotina dos internos auxiliou no
controle de qualidade do ensino e da organização do internato, propiciando
melhorias no processo de ensino-aprendizagem. É utilizado como instrumento
de autorreflexão, veículo de críticas e sugestões por parte dos alunos e
como feedback aos profissionais que lidam diretamente com
os acadêmicos (docentes e preceptores), permitindo aprimorar os métodos de
transmissão do conhecimento e ensinar uma relação médico-paciente mais
humanizada(
3131. Wuillaume SM. Educação médica em transformação: instrumentos
para a construção de novas realidades. Cad Saude Publica
2005;21:1966-7.
32. Aguiar AC, Ribeiro EC. The concept and evaluation of skills and
competence in medical education: current expert perspectives. Rev Bras Educ Med
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33. Rego S, Gomes AP, Siqueira-Batista R. Bioethics and humanization
across the curriculum in medical education. Rev Bras Educ Med
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34. Ferreira ML. Avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma
experiência vivenciada. Rev Bras Educ Med 2003;27:12-9.
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3535. Forte FD, Viera LB, Pessoa TR, Freitas CH, Ferreira ML. The
portfolio system and the challenge of carrying more than classroom notes: the
view of dentistry professor. Rev Bras Educ Med 2012;36 (Suppl
2):25-32.
).
Ressalta-se que este estudo apresenta limitações quanto à validade interna, uma vez que se analisou a amostra representativa de uma única clínica( 3636. Almeida LD, Machado MC. Atitude médica e autonomia do doente vulnerável. Rev Bioet (Impr) 2010;18:165-83. ). Quanto às limitações em nível externo, as variáveis estranhas não puderam ser controladas, na medida em que a temática abordada é influenciada por aspectos subjetivos, como a cultura, a educação, os sentimentos, as emoções, as crenças e os valores - os quais influenciam o posicionamento do interno. A validade externa também está condicionada, pois não foi possível generalizar locais ou amostras além das estudadas, permitindo apenas a transferência de conclusões para realidades semelhantes( 3737. Saraiva AM. Treatment suspension and the ethical values in Intensive Care Units: a survey on the Portuguese reality. Rev Bioet (Impr) 2012;20:150-63. ).
Dessa forma, esta análise crítica permitiu uma organização das reflexões,
sugestões e críticas dos internos e pode servir de modelo para
coordenadorias materno-infantil, de internato e do curso para aprimoramento
do ciclo profissionalizante(
3333. Rego S, Gomes AP, Siqueira-Batista R. Bioethics and humanization
across the curriculum in medical education. Rev Bras Educ Med
2008;32:482-91.
34. Ferreira ML. Avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma
experiência vivenciada. Rev Bras Educ Med 2003;27:12-9.
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3535. Forte FD, Viera LB, Pessoa TR, Freitas CH, Ferreira ML. The
portfolio system and the challenge of carrying more than classroom notes: the
view of dentistry professor. Rev Bras Educ Med 2012;36 (Suppl
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4Marin MJ, Moreno TB, Moravcik MY, Higa EF, Druzian S, Franscischetti I et al. Student's perception of the reflective portfolio in medical school. Rev Bras Educ Med 2010;34:191-8.
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6Veiga EQ, Batista NA. Undergraduate teaching of pediatrics in medical schools of the state of Rio de Janeiro. J Pediatr (Rio J) 2006;82:115-20.
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7Silva RF, Sá-Chaves I. Reflexive formation: teachers' representations about the use of reflexive portfolio in the forming of medical doctors and nurses. Interface Comunic Saude Educ 2008;12:721-34.
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8Cotta RM, Silva LS, Lopes LL, Gomes KO, Cotta FM, Lugarinho R et al. The construction of collective portfolios in traditional curriculums: an innovative approach in teaching-learning. Cienc Saude Coletiva 2012;17:787-96.
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9Zeferino AM, Domingues RC, Amaral E. Feedback as a teaching/learning strategy in medical education. Rev Bras Educ Med 2007;31:176-9.
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14Prearo AY, Rizzato AB, Martins ST. Pediatrics teaching in primary health care between the boundaries of the biomedical model and the perspective of integrality of care: the view of the supervisor doctors. Interface Comunic Saude Educ 2011;15:1039-52.
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15Sperandio AM, Souza TF, Breno E, Mendes LC, Pereira AR, Machado AC et al. The university collaborating in the construction of a health promotion project: report on an experience of a group of medical students at Unicamp, Campinas, SP, Brazil. Rev Bras Educ Med 2006;30:200-8.
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18Lefèvre F, Lefèvre AM, Teixeira JJ. O discurso do sujeito coletivo. Uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs; 2000.
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19Lefèvre F, Lefèvre AM. O sujeito coletivo que fala. Interface Comunic Saude Educ 2006;10:517-24.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Set 2013
Histórico
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Recebido
27 Set 2012 -
Aceito
29 Abr 2013