RESUMO
Objetivo:
Construir e validar o conteúdo de um instrumento de análise do conhecimento acerca do diagnóstico de transtornos de desenvolvimento e comportamento entre residentes de pediatria.
Métodos:
Foi realizada uma aplicação consecutiva de questionários, visando à validação de um instrumento de análise. A metodologia utilizada para a validação foi a técnica Delphi modificada. Juízes especialistas procedentes de diferentes Estados do Brasil foram selecionados com base em sua expertise no tema, por meio de uma amostra de conveniência. O primeiro questionário submetido continha originalmente 45 questões de múltipla escolha, divididas em 13 eixos temáticos relevantes, sobre desenvolvimento e comportamento.
Resultados:
Após a terceira rodada da metodologia, o questionário como um todo obteve mais de 80% de índice de validade de conteúdo sobre abrangência e relevância, assim como todos os eixos temáticos e as 44 questões finais.
Conclusões:
O questionário como um todo foi considerado validado pelos 14 juízes especialistas que participaram do estudo.
Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; Comportamento infantil; Educação médica; Conhecimento; Competência clínica; Estudo de validação