Open-access Caracterização clínica da alergia ocular e seu impacto sobre a qualidade de vida em crianças e adolescentes brasileiros

RESUMO

Objetivo:  Descrever os sintomas, a gravidade e o impacto da alergia ocular na qualidade de vida de crianças e adolescentes acompanhados em centros de referência no Brasil.

Métodos:  Estudo transversal e observacional realizado em três centros de referência em alergia pediátrica com crianças e adolescentes (5–17 anos) diagnosticados com alergia ocular. Dados clínicos foram obtidos dos prontuários médicos. Os pacientes classificaram a intensidade dos sintomas oculares e nasais por meio de escala visual analógica. O impacto da alergia ocular em sua qualidade de vida foi avaliado por meio de questionário específico (Quality of Life in Children with Keratoconjunctivitis — QUICK) e da escala visual analógica EQ-5D.

Resultados:  Foram incluídos 196 participantes, 37,8% com ceratoconjuntivite vernal ou atópica e 62,2% com conjuntivite alérgica sazonal ou perene. A comorbidade alérgica mais comum foi a rinite. Os sintomas mais intensos em ambos os grupos foram prurido e hiperemia ocular. O principal desencadeante dos sintomas alérgicos, segundo a percepção dos pacientes, foi a poeira doméstica. Participantes com ceratoconjuntivite apresentaram pontuação significativamente menor no EQ-5D do que aqueles com conjuntivite alérgica sazonal/perene. Houve maior prevalência do uso de medicamentos de todas as classes investigadas entre os pacientes com ceratoconjuntivite. Os lubrificantes oculares foram subutilizados pelos pacientes, especialmente nas formas mais leves da doença.

Conclusões:  A apresentação clínica da alergia ocular é heterogênea, sendo o prurido e a hiperemia os sintomas mais comuns. Poeira doméstica foi o desencadeante de sintomas mais relatado. Crianças e adolescentes com ceratoconjuntivite apresentam maior impacto na qualidade de vida durante os períodos sintomáticos do que as com conjuntivite alérgica sazonal/perene.

Palavras-chave:
Conjuntivite alérgica; Ceratoconjuntivite; Ceratoconjuntivite primaveril; Conjuntivite atópica

location_on
Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro