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Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Analisar os efeitos do isolamento social para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, considerando consequências em médio e longo prazos, e entender possíveis impactos sobre a saúde mental e física.

Fontes de dados:

Revisão sistemática da literatura seguindo os parâmetros da lista Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA) nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os descritores utilizados foram “social isolation” AND “child development”, “quarantine” AND “child development”, “social isolation” AND “adolescent development”, “quarantine” AND “adolescent development” de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH) e seus equivalentes para a língua portuguesa, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Incluíram-se artigos originais em inglês, português e espanhol, sem delimitação temporal.

Síntese dos dados:

Identificaram-se 519 referências, e, após critérios de inclusão e exclusão, 12 artigos foram analisados. Cinco abordaram a questão psicossocial (sendo dois sobre os efeitos das pandemias), quatro sobre os impactos na saúde em geral, dois sobre consequências no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e um sobre o desenvolvimento cognitivo e social.

Conclusões:

Os artigos revisados evidenciaram forte relação entre isolamento social e maior incidência de sentimentos como ansiedade e depressão na população de crianças e adolescentes. Além disso, identificaram-se aumento nos níveis de cortisol e piora no desenvolvimento cognitivo dessa faixa etária. Logo, o acompanhamento da saúde mental e física desses jovens por profissionais da saúde deve estar presente durante e após a pandemia.

Palavras-chave:
Isolamento social; Quarentena; Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento do adolescente; COVID-19

ABSTRACT

Objective:

This study aims to analyze the effects of social isolation on children's and teenagers’ development, with emphasis on the possible impacts over their physical and mental health.

Data source:

Review of the literature following the standards of PRISMA using the SciELO, LILACS and PubMed databases. The following key-words were used: “social isolation” and “child development”, “quarantine” and “adolescent development” according to the Medical Subject Headings (MESH) and their translation to the Portuguese. Studies in English, Portuguese and Spanish from inception were included.

Data synthesis:

519 studies were screened and 12 were included in the systematic review. Five of those focused the psychology and social issues, two of them the effects of pandemics on these issues; four studies reported on impacts on general health and two consequences over the hypothalamus- hypophysis - adrenal axis and the cognitive and social development.

Conclusions:

The review shows a strong association between social isolation and anxiety and depression in children and adolescents. Social isolation leads to higher levels of cortisol and worse cognitive development. Therefore, the mental and physical health of children and adolescents need a careful follow up by health professionals during and after the COVID-19 pandemic.

Keywords:
Social isolation; Quarantine; Child development; Adolescent development; COVID-19

INTRODUÇÃO

Desde o início de 2020, o mundo enfrenta uma grave crise mundial em decorrência da pandemia pela infecção do novo coronavírus denominado severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2, síndrome respiratória aguda grave 2), que provoca a coronavirus disease 2019 (COVID-19), detectada na China em dezembro de 2019.11. Organização Pan-Americana da Saúde [homepage on the Internet]. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Brasília, DF: OPAS; 2020 [cited 2020 Mar 11]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812.
https://www.paho.org/bra/index.php?optio...
No cenário mundial, para enfrentar a pandemia, adotou-se como medida não farmacológica o distanciamento e o isolamento social para controlar a disseminação e a contaminação populacional. Sabe-se que essas são as medidas possíveis no momento, porém não se deve perder de vista que o distanciamento social poderá ter impactos negativos em diferentes níveis e contextos de desenvolvimento.22. Zhejiang University Newsroom [homepage on the Internet]. Handbook of COVID-19: prevention and treatment officially launched. China: Zhejiang University Newsroom; 2020 [cited 2020 Mar 3]. Available from: http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm.
http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/...

As pandemias, como outros desastres, fazem parte da história humana há séculos. No entanto, a resposta às pandemias difere necessariamente, pois requer separação, isolamento e quarentena. Além dos potenciais efeitos protetores da comunidade atribuídos à quarentena, os riscos para indivíduos em quarentena precisam ser identificados.33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
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Estudos mostram influências dessa situação no comportamento das pessoas no cotidiano, causando ansiedade, medo, depressão e pânico.44. Holmes EA, O’Connor RC, Perry VH, Tracey I, Wessely S, Arseneault L, et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. Lancet Psychiatry. 2020;7:547-60. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1
https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30...
,55. Jiao WY, Wang LN, Liu J, Fang SF, Jiao FY, Pettoello-Mantovani M, et al. Behavioral and emotional disorders in children during the COVID-19 epidemic. J Pediatr. 2020;221:264-6. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.03.013
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É cada vez mais reconhecido que os indivíduos que sofrem isolamento social têm maior risco de doenças. Experiências psicossociais adversas, como o isolamento social, podem ser particularmente prejudiciais para crianças e adolescentes em desenvolvimento.66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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O distanciamento social pode agravar ou gerar dificuldades funcionais e comportamentais nessa faixa etária. Nota-se também que esse cenário de estresse altera muito a atividade física e o sono, essenciais para o desenvolvimento geral. Há ampla evidência de que esses fatores têm um profundo impacto na plasticidade cerebral e, portanto, no desenvolvimento cognitivo e emocional.77. Pagliarone AC, Sforcin JM. Stress: review about the effects on the immune system. Biosaúde. 2009;11:57-90.

Assim, as saúdes física e mental da classe infantojuvenil devem ser um ponto de atenção, considerando-se que essas constituem parte de uma população vulnerável.88. Linhares MB, Enumo SR. Reflections based on Psychology about the effects of COVID-19 pandemic on child development. Estud Psicol (Campinas). 2020;37:1-14. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
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A situação de incerteza gerada pela COVID-19 pode causar raiva, depressão e ansiedade, dada a perda de contato com outras pessoas, pela distância, adoecimento ou morte de familiares e amigos. Como as mudanças causadas pela COVID-19 são repentinas e cobrem muitos aspectos de nossas vidas diárias, essas reações adversas tendem a se agravar, prejudicando a função reflexiva humana.99. Camoirano A. Mentalizing makes parenting work: a review about parental reflective functioning and clinical interventions to improve it. Front Psychol. 2017;8:14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00014
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O planejamento pandêmico, portanto, deve considerar as necessidades dessa população, especialmente, e de suas famílias, garantindo que elas não sofram traumas em longo prazo decorrentes da experiência de doenças pandêmicas ou de estratégias de resposta à saúde pública.1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22...

Ante o exposto e considerando o contexto atual da pandemia da COVID-19, objetiva-se realizar uma revisão sistemática de literatura para abordar os efeitos do isolamento social no desenvolvimento de crianças e adolescentes, levando-se em conta as consequências em médio e longo prazos, bem como entender os possíveis resultados dessas ações sobre o organismo humano.

MÉTODO

Este artigo de revisão foi elaborado de acordo com os itens da lista Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA).1111. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. BMJ. 2009;339:b2700. https://doi.org/10.1136/bmj.b2535
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Para organizar o processo de busca de dados e de escrita, utilizou-se a abordagem do PICO, cujo acrônimo representa patient (crianças e adolescentes), intervention (isolamento social), comparation (convivência social normal) e outcome (desenvolvimento infantil e do adolescente). Foi feita uma busca no mês de julho de 2020 de artigos em inglês, português e espanhol nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os descritores utilizados foram “social isolation ” AND “child development ”, “quarantine ” AND “child development ”, “social isolation ” AND “adolescent development ”, “quarantine ” AND “adolescent development ” de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH), sendo utilizados seus equivalentes para a língua portuguesa, conforme estabelecido pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Incluíram-se nesta revisão sistemática artigos originais, sem delimitação temporal, que se enquadravam como estudo observacional e respondiam ao PICO preestabelecido. Excluíram-se os estudos que abordavam exclusivamente adultos em seus resultados e os artigos em formato de editorial, comentário ou revisão. Como uma estratégia complementar de busca, analisaram-se as referências bibliográficas dos artigos escolhidos para a extração de dados.

A seleção dos estudos foi feita por três autores de forma independente e cega, que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão. Eventuais divergências entre os autores foram resolvidas de forma consensual. Para analisar os textos escolhidos, foi feita uma tabulação com nome do trabalho, ano e local de publicação, autores, tipo de estudo e sua duração, faixa etária da amostra, resultados e limitações.

A avaliação da qualidade metodológica dos estudos analisados nesta revisão foi realizada com base no instrumento disponibilizado pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), que pode ser utilizado em estudos transversais1212. Zeng X, Zhang Y, Kwong JS, Zhang C, Li S, Sun F, et al. The methodological quality assessment tools for preclinical and clinical studies, systematic review and meta-analysis, and clinical practice guideline: a systematic review. J Evid Based Med. 2015;8:2-10. https://doi.org/10.1111/jebm.12141
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(Tabela 1). Esse checklist é composto de 11 itens que pontuam igualmente o valor de um ponto quando cumpridos, logo a pontuação total de um artigo avaliado pode variar entre zero e 11. Dessa forma, a avaliação de cada estudo foi definida como: baixa qualidade (pontuação 0–3), qualidade moderada (pontuação 4–7) e alta qualidade (pontuação 8–11).

Tabela 1
Informações gerais sobre os artigos revisados.

RESULTADO

Inicialmente, identificaram-se 519 artigos, e, após a eliminação dos estudos duplicados e a adequação ao PICO preestabelecido, excluíram-se 436 artigos. Dos 83 avaliados em texto completo, somente 11 foram incluídos para integrar esta revisão, por atenderem a todos os critérios de elegibilidade supracitados. Posteriormente, em uma busca nas referências dos artigos selecionados, um estudo atendeu às normas de inclusão e também foi selecionado, totalizando 12 estudos. O fluxograma do processo de seleção dos artigos é apresentado na Figura 1.

Figura 1
Fluxograma da revisão.

Os 12 artigos33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347...
,66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2...
,1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22...
,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
2121. Lacey RE, Kumari M, Bartley M. Social isolation in childhood and adult inflammation: evidence from the National Child Development Study. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:85-94. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.08.007
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selecionados foram publicados entre 1990 e 2020, e os estudos foram realizados com amostras variadas de países de diferentes continentes: Oceania,66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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,1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.8...
Ásia,33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347...
,1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
https://doi.org/10.3390/ijerph17113933...
Europa1414. Vanhalst J, Klimstra TA, Luyckx K, Scholte RH, Engels RC, Goossens L. The interplay of loneliness and depressive symptoms across adolescence: exploring the role of personality traits. J Youth Adolesc. 2012;41:776-87. https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-7
https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-...
,1919. Fox NA, Almas AN, Degnan KA, Nelson CA, Zeanah CH. The effects of severe psychosocial deprivation and foster care intervention on cognitive development at 8 years of age: findings from the Bucharest Early Intervention Project. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52:919-28. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02355.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010...
2020. Andersen KL, Seliger V, Rutenfranz J, Nesset T. Physical performance capacity of children in Norway. V. The influence of social isolation on the rate of growth in body size and composition and on the achievement in lung function and maximal aerobic power of children in a rural community. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1980;45:155-66. https://doi.org/10.1007/bf00421323
https://doi.org/10.1007/bf00421323...
e América.1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22...
,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
,1616. Koss KJ, Hostinar CE, Donzella B, Gunnar MR. Social deprivation and the HPA axis in early development. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:1-13. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.07.028
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Apenas dois trabalhos eram do tipo coorte retrospectivo,33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
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,1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22...
eles analisaram o impacto da pandemia causada pelo coronavírus em 252 pessoas entre 9 e 18 anos33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
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e o impacto do isolamento por outras pandemias em 398 crianças e adolescentes.1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
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Entre os artigos de coorte prospectivo,66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
2121. Lacey RE, Kumari M, Bartley M. Social isolation in childhood and adult inflammation: evidence from the National Child Development Study. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:85-94. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.08.007
https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014....
quatro66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
,1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.8...
,2121. Lacey RE, Kumari M, Bartley M. Social isolation in childhood and adult inflammation: evidence from the National Child Development Study. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:85-94. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.08.007
https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014....
tiveram duração superior a 15 anos, destes, três66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2...
,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
,1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.8...
acompanharam as crianças desde o nascimento. Em geral, seis estudos trabalharam com crianças e adolescentes,33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347...
,66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2...
,1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
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,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
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,1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.8...
,2121. Lacey RE, Kumari M, Bartley M. Social isolation in childhood and adult inflammation: evidence from the National Child Development Study. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:85-94. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.08.007
https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014....
quatro somente com crianças1515. Sanchez-Martin JR, Cardas J, Ahedo L, Fano E, Echebarria A, Azpiroz A. Social behavior, cortisol, and sIgA levels in preschool children. J Psychosom Res. 2001;50:221-7. https://doi.org/10.1016/s0022-3999(01)00192-1
https://doi.org/10.1016/s0022-3999(01)00...
,1616. Koss KJ, Hostinar CE, Donzella B, Gunnar MR. Social deprivation and the HPA axis in early development. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:1-13. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.07.028
https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014....
,1919. Fox NA, Almas AN, Degnan KA, Nelson CA, Zeanah CH. The effects of severe psychosocial deprivation and foster care intervention on cognitive development at 8 years of age: findings from the Bucharest Early Intervention Project. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52:919-28. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02355.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010...
,2020. Andersen KL, Seliger V, Rutenfranz J, Nesset T. Physical performance capacity of children in Norway. V. The influence of social isolation on the rate of growth in body size and composition and on the achievement in lung function and maximal aerobic power of children in a rural community. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1980;45:155-66. https://doi.org/10.1007/bf00421323
https://doi.org/10.1007/bf00421323...
e dois só com adolescentes1414. Vanhalst J, Klimstra TA, Luyckx K, Scholte RH, Engels RC, Goossens L. The interplay of loneliness and depressive symptoms across adolescence: exploring the role of personality traits. J Youth Adolesc. 2012;41:776-87. https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-7
https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-...
,1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
https://doi.org/10.3390/ijerph17113933...
(Tabela 1).

Para discutir esta revisão, os autores dividiram os estudos escolhidos em quatro categorias, de acordo com a área que o artigo levantava como sendo impactada pelo isolamento social durante a infância e adolescência. Sendo assim, a divisão dos textos deu-se em cinco artigos na área psicossocial (Tabela 2),33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347...
,1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22...
,1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
,1414. Vanhalst J, Klimstra TA, Luyckx K, Scholte RH, Engels RC, Goossens L. The interplay of loneliness and depressive symptoms across adolescence: exploring the role of personality traits. J Youth Adolesc. 2012;41:776-87. https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-7
https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-...
,1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
https://doi.org/10.3390/ijerph17113933...
quatro artigos na área de saúde em geral (Tabela 3),66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2...
,1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.8...
,2020. Andersen KL, Seliger V, Rutenfranz J, Nesset T. Physical performance capacity of children in Norway. V. The influence of social isolation on the rate of growth in body size and composition and on the achievement in lung function and maximal aerobic power of children in a rural community. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1980;45:155-66. https://doi.org/10.1007/bf00421323
https://doi.org/10.1007/bf00421323...
,2121. Lacey RE, Kumari M, Bartley M. Social isolation in childhood and adult inflammation: evidence from the National Child Development Study. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:85-94. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.08.007
https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014....
dois artigos na área de eixo hipotálamo hipófise adrenal (Tabela 4)1515. Sanchez-Martin JR, Cardas J, Ahedo L, Fano E, Echebarria A, Azpiroz A. Social behavior, cortisol, and sIgA levels in preschool children. J Psychosom Res. 2001;50:221-7. https://doi.org/10.1016/s0022-3999(01)00192-1
https://doi.org/10.1016/s0022-3999(01)00...
,1616. Koss KJ, Hostinar CE, Donzella B, Gunnar MR. Social deprivation and the HPA axis in early development. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:1-13. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.07.028
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e um artigo na área de desenvolvimento cognitivo e social (Tabela 4).1919. Fox NA, Almas AN, Degnan KA, Nelson CA, Zeanah CH. The effects of severe psychosocial deprivation and foster care intervention on cognitive development at 8 years of age: findings from the Bucharest Early Intervention Project. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52:919-28. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02355.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010...

Tabela 2
Estudos sobre o impacto do isolamento na infância na área psicossocial.
Tabela 3
Estudos sobre o impacto do isolamento na infância na área saúde em geral.
Tabela 4
Estudos sobre o impacto do isolamento na infância na área desenvolvimento cognitivo e social e na área eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

DISCUSSÃO

Área psicossocial

A depressão como consequência do processo de isolamento social foi abordada em três estudos.1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
https://doi.org/10.1016/j.adolescence.20...
,1414. Vanhalst J, Klimstra TA, Luyckx K, Scholte RH, Engels RC, Goossens L. The interplay of loneliness and depressive symptoms across adolescence: exploring the role of personality traits. J Youth Adolesc. 2012;41:776-87. https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-7
https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-...
,1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
https://doi.org/10.3390/ijerph17113933...
Vanhalst et al.1414. Vanhalst J, Klimstra TA, Luyckx K, Scholte RH, Engels RC, Goossens L. The interplay of loneliness and depressive symptoms across adolescence: exploring the role of personality traits. J Youth Adolesc. 2012;41:776-87. https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-7
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estabeleceram relação entre solidão e sintomas depressivos ao aplicar, em cinco momentos distintos do desenvolvimento dos adolescentes estudados, o questionário de seis itens para avaliar a depressão descrito por Kandel e Davies em 19822222. Kandel DB, Davies M. Epidemiology of depressive mood in adolescents: an empirical study. Arch Gen Psychiatry. 1982;39:1205-12. https://doi.org/10.1001/archpsyc.1982.04290100065011
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e encontraram em todas as medidas uma correlação entre as variáveis (alfa de Cronbach 0,34–0,49; p<0,001). Além disso, Vanhalst et al.1414. Vanhalst J, Klimstra TA, Luyckx K, Scholte RH, Engels RC, Goossens L. The interplay of loneliness and depressive symptoms across adolescence: exploring the role of personality traits. J Youth Adolesc. 2012;41:776-87. https://doi.org/10.1007/s10964-011-9726-7
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apontaram uma relação de círculo vicioso entre tais fatores, sendo a solidão colocada como forte preditor de depressão e vice-versa [qui-quadrado(39)=170,79; p<0,001; comparative fit index (CFI)=0,92; root mean square error of approximation ([RMSEA]=0.09).

Assim como o estudo mencionado anteriormente, Schinka et al.1313. Schinka KC, Dulmen MH, Mata AD, Bossarte R, Swahn M. Psychosocial predictors and outcomes of loneliness trajectories from childhood to early adolescence. J Adolesc. 2013;36:1251-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2013.08.002
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também levantaram dados da relação entre isolamento e depressão. Segundo o estudo, o nível crescente, se comparado ao nível baixo, de solidão (Tabela 2) aos 7 anos representa maior chance de sintomas depressivos (odds ratio [OR] 1,32; p=0,004), enquanto, na adolescência, aos 15 anos, essa probabilidade se torna ainda maior (OR 2,05; p<0,001). Os autores ainda levantaram dados estatísticos da associação entre isolamento social e ideação suicida, na avaliação feita aos 15 anos, e concluíram que tal relação se mostrou muito forte em duas ocasiões: na comparação entre o nível baixo e o crescente de solidão (OR 10,90; p=0,001) e entre o nível baixo e o crônico de solidão (OR 18,89; p=0,009).

Ainda na área psicossocial, três estudos refletiram a respeito do impacto que pandemias e suas medidas de controle, como o isolamento e a quarentena, podem acarretar às crianças e aos adolescentes.33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347...
,1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22...
,1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
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Problemas psicológicos, entre eles ansiedade, tristeza, depressão e culpa, foram levantados como consequências diretas do processo de confinamento.33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347...
,1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
https://doi.org/10.3390/ijerph17113933...
Saurabh et al.33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
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apontaram como a experiência de uma quarentena nessa idade torna alta a incidência da preocupação (68,59%; p=0,069), desamparo (66,11%; p=0,039), medo (61,98%; p=0,001) e nervosismo (60,33%; p=0,001) entre tal grupo. Na mesma linha de raciocínio, Li et al.1818. Li HY, Cao H, Leung DY, Mak YW. The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:3933-44. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
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avaliaram a relação do isolamento social com problemas psicológicos ao comparar o resultado médio de um checklist para sentimentos positivos e negativos (Agenda de Afetos Positivos e Negativos – PANAS),2323. Thompson ER. Development and validation of an internationally reliable short-form of the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS). J Cross Cult Psychol. 2007;38:227-42. https://doi.org/10.1177/0022022106297301
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preenchido por adolescentes antes e após duas semanas de confinamento por COVID-19, concluindo que a incidência dos problemas psicológicos foi maior durante a experiência de isolamento (alfa de Cronbach 0,567; p<0,050).

Sobre o impacto das pandemias, Sprang et al.1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
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avaliaram a incidência de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) em crianças e adolescentes que passaram por isolamento ou quarentena. O estudo utilizou dois checklists desenvolvidos para diagnóstico de TEPT2424. Steinberg A, Brymer M, Decker K, Pynoos R. The University of California at Los Angeles post-traumatic stress disorder reaction index. Curr Psychiatry Rep. 2004;6:96-100. https://doi.org/10.1007/s11920-004-0048-2
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,2525. Wilkins KC, Lang AJ, Norman SB. Synthesis of the psychometric properties of the PTSD checklist (PCL) military, civilian, and specific versions. Depress Anxiety. 2011;28:596-606. https://doi.org/10.1002/da.20837
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e mostrou que o grupo isolado é 30% mais provável de entrar nos critérios de TEPT, em relação a quem não passou por tal experiência, sendo a média de pontuação no teste entre os afetados quatro vezes maior. Ademais, Sprang et al.1010. Sprang G, Silman M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Med Public Health Prep. 2013;7:105-10. https://doi.org/10.1017/dmp.2013.22
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demonstraram o papel fundamental dos pais no desenvolvimento comportamental de seus filhos: 85,7% dos pais com TEPT têm crianças com os mesmos sintomas, enquanto apenas 14,3% dos pais sem TEPT têm crianças com tal transtorno.

Área saúde em geral

Três estudos trazem dados de como o isolamento social durante a infância e a adolescência pode afetar a saúde na vida adulta.66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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,1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.8...
,2424. Steinberg A, Brymer M, Decker K, Pynoos R. The University of California at Los Angeles post-traumatic stress disorder reaction index. Curr Psychiatry Rep. 2004;6:96-100. https://doi.org/10.1007/s11920-004-0048-2
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Os resultados obtidos por Danese et al.66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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mostraram que crianças com nível muito alto de isolamento social (Tabela 3) tinham maior chance de se tornarem adultos deprimidos (risco relativo [RR] 1,76; IC95% 1,12–2,77), com alto risco de inflamação cardíaca, com proteína C reativa (PCR)>3mg/L (RR 1,60; IC95% 1,04–2,47) e com doenças metabólicas como obesidade, hipertensão, diabetes ou hipercolesterolemia (RR 1,96; IC95% 1,21–3,17), quando comparados com a referência adotada de crianças com nível muito baixo de isolamento (RR 1). Ademais, Danese et al.66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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apontaram o isolamento social como mais impactante para o aparecimento de doenças na vida adulta do que hábitos de vida como alimentação (RR 0,99; IC95% 0,9–1,08), prática de atividade física (RR 0,94; IC95% 0,86–1,02) e tabagismo (RR 1,05; IC95% 0,96–1,16).

Da mesma forma que o estudo de Danese et al.,66. Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135-43. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2009.214
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Caspi et al.1717. Caspi A, Harrington H, Moffitt TE, Milne BJ, Poulton R. Socially isolated children 20 years later: risk of cardiovascular disease. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160:805-11. https://doi.org/10.1001/archpedi.160.8.805
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descreveram que crianças socialmente isoladas apresentaram risco significativo de problemas de saúde típicos dos adultos, como obesidade, hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes, se comparadas às crianças não isoladas (RR 1,37; IC95% 1,17–1,61). Além desses, o estudo de Lacey et el.2121. Lacey RE, Kumari M, Bartley M. Social isolation in childhood and adult inflammation: evidence from the National Child Development Study. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:85-94. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.08.007
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mostrou que o isolamento social crônico, em múltiplos períodos do desenvolvimento (na infância, adolescência e idade adulta), tem uma relação cumulativa na incidência do índice de massa corpórea (IMC) alto, tabagismo e alcoolismo em adultos (RR 2,58; IC95% 1,46–4,56).

Ainda na área de saúde em geral, Andersen et al.2020. Andersen KL, Seliger V, Rutenfranz J, Nesset T. Physical performance capacity of children in Norway. V. The influence of social isolation on the rate of growth in body size and composition and on the achievement in lung function and maximal aerobic power of children in a rural community. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1980;45:155-66. https://doi.org/10.1007/bf00421323
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abordaram o impacto do isolamento na saúde durante a primeira infância. Descreveu-se que o hábito de atividade física das crianças depende do contato social com amigos. O isolamento social pode gerar certo sedentarismo, e crianças em tal condição podem ser prejudicadas em seu crescimento e desenvolvimento funcional. Nesse contexto, compararam-se crianças isoladas e não isoladas, e notou-se que o tempo gasto em atividades esportivas e lazer foi maior no segundo grupo. Também foi verificado que as meninas isoladas tinham IMC maior, enquanto os meninos de convívio social normal apresentaram maior massa corporal magra estimada. Adicionalmente, vale ressaltar que a captação máxima de oxigênio das crianças não isoladas se sobressaiu, consequentemente, sua capacidade de desempenho físico também foi melhor.

Área eixo hipotálamo-hipófise-adrenal

Nas últimas décadas, houve um importante aumento de pesquisas indicando a existência de ligações entre o sistema imunológico, o sistema nervoso central e o sistema endócrino de um lado e os fenômenos psicológicos, como reações a eventos estressores, do outro. Alguns estudos vêm tentando investigar a relação entre o comportamento social em crianças e os níveis de cortisol, principal hormônio produzido em resposta ao estresse psicossocial, examinando o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Nesse sentido, Koss et al.1616. Koss KJ, Hostinar CE, Donzella B, Gunnar MR. Social deprivation and the HPA axis in early development. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:1-13. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014.07.028
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examinaram as alterações nos níveis de cortisol diurno de crianças com convívio social normal e crianças isoladas e notaram que o primeiro grupo exibiu taxas menos acentuadas do hormônio. Além disso, as crianças em isolamento com melhor assistência social por parte de adultos e instituições apresentaram cortisol matinal significativamente mais alto (p<0,001) e reduções mais acentuadas de cortisol ao longo do dia (p<0,010), constatando que a privação social na infância pode contribuir para a programação precoce do eixo HPA.

Na mesma linha de pesquisa, Martin et al.1515. Sanchez-Martin JR, Cardas J, Ahedo L, Fano E, Echebarria A, Azpiroz A. Social behavior, cortisol, and sIgA levels in preschool children. J Psychosom Res. 2001;50:221-7. https://doi.org/10.1016/s0022-3999(01)00192-1
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analisaram a relação entre o comportamento social em crianças, seus níveis de cortisol e sua atividade imune (níveis de imunoglobulina A secretada — sIgA). Os autores pesquisaram algumas categorias de comportamento, como isolamento, atividade solitária, atividade paralela, proximidade sem interação, interações sociais, brincadeira e relação com adultos, e concluíram que apenas o isolamento mostrava variação de acordo com o nível de cortisol (p=0,040). O grupo previamente classificado como alto nível para o hormônio obteve a maior pontuação para tal comportamento, seguido pelos grupos de baixo e médio níveis. Ainda na mesma pesquisa, Martin et al.1515. Sanchez-Martin JR, Cardas J, Ahedo L, Fano E, Echebarria A, Azpiroz A. Social behavior, cortisol, and sIgA levels in preschool children. J Psychosom Res. 2001;50:221-7. https://doi.org/10.1016/s0022-3999(01)00192-1
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avaliaram os níveis de sIgA das crianças e concluíram que a atividade imune não se relacionava com o padrão comportamental no grupo analisado.

Área desenvolvimento cognitivo e social

Fox et al.1919. Fox NA, Almas AN, Degnan KA, Nelson CA, Zeanah CH. The effects of severe psychosocial deprivation and foster care intervention on cognitive development at 8 years of age: findings from the Bucharest Early Intervention Project. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52:919-28. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02355.x
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mostraram que crianças socialmente isoladas exibiram escores mais baixos de coeficiente de inteligência (QI), em comparação com crianças de mesma idade não isoladas. O autor afirma que indivíduos com convívio social normal apresentaram pontuações mais altas na subescala de compreensão verbal do Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC) (que avalia raciocínio verbal e perceptivo, memória de trabalho e velocidade de processamento) aos 8 anos de idade, comparadas àquelas crianças em isolamento. A comparação do resultado obtido por cada grupo nos testes citados foi estatisticamente significante [F(8,110)=3,09; p =0,004, η2=0,180]. Além disso, notou-se que as crianças que permaneceram isoladas, até o fim do estudo, tiveram uma pontuação significativamente mais baixa nessas escalas, em comparação com aquelas que retornaram ao convívio social.

Para uma análise completa desta revisão, é necessário considerar algumas limitações presentes na metanálise, como a inclusão de um artigo33. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to covid-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87:532-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03347-3
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realizado durante a pandemia de COVID-19 que analisava seus impactos no desenvolvimento de adolescentes, logo estava impossibilitado de ter uma visão completa das consequências em longo prazo do isolamento juvenil. Ademais, o presente artigo incluiu estudos cuja qualidade metodológica foi avaliada com escores mais baixos. Tal avaliação está disponível na Tabela 1 para uma melhor análise dos dados.

Apesar de tais limitações, esta revisão sistemática trouxe análises importantes sobre o impacto do isolamento social no desenvolvimento de crianças e adolescentes, abrangendo o aspecto cognitivo, corporal e mental em médio e longo prazos. Uma forte relação entre tal comportamento e sintomas depressivos foi levantada, o que se torna preocupante na medida em que tal doença, cada mais frequente entre os jovens, está diretamente associada à redução no desempenho escolar,2525. Wilkins KC, Lang AJ, Norman SB. Synthesis of the psychometric properties of the PTSD checklist (PCL) military, civilian, and specific versions. Depress Anxiety. 2011;28:596-606. https://doi.org/10.1002/da.20837
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ao maior risco de tabagismo e à ideação suicida,2727. Glied S, Pine DS. Consequences and correlates of adolescent depression. Arch PediatrAdolesc Med. 2002;156:1009-14. https://doi.org/10.1001/archpedi.156.10.1009
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e a vivência de tal patologia no início do desenvolvimento torna mais propensa a sua reincidência durante a vida adulta.2828. Rao U, Chen L-A. Characteristics, correlates, and outcomes of childhood and adolescent depressive disorders. Dialogues Clin Neurosci. 2009;11:45-62. https://doi.org/10.31887/dcns.2009.11.1/urao
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Além da depressão, o aumento do aparecimento de outros problemas psíquicos como ideação suicida e ansiedade foram levantados, o que reflete em maior sofrimento e prejuízo às atividades relacionadas à vida dos jovens. Transtornos de ansiedade podem repercutir na evasão escolar, na utilização excessiva de serviços pediátricos, dadas as queixas somáticas ligadas à ansiedade, e no aparecimento de transtornos psiquiátricos na vida adulta, tornando o convívio social e familiar mais difícil.2929. Asbahr FR. Anxiety disorders in childhood and adolescence: clinical and neurobiological aspects. J Pediatr. 2004;80:28-34. https://doi.org/10.2223/jped.1166
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Enquanto isso, a ideação suicida, que já é um problema crescente na nossa realidade, apresentou no Brasil um crescimento de 40% na faixa etária entre 10 e 14 anos e 33,5% entre 15 e 19 anos nos últimos 10 anos,3030. Bouzas I, Jannuzzi F. Suicídio. Adolesc Saúde. 2017;14:7. tornando-se mais alarmante no contexto da pandemia.

Com relação ao desenvolvimento cognitivo, provou-se que situações de isolamento durante a infância prejudicam o aprendizado de novas habilidades como fala, escrita e leitura, principalmente nas crianças mais novas,1919. Fox NA, Almas AN, Degnan KA, Nelson CA, Zeanah CH. The effects of severe psychosocial deprivation and foster care intervention on cognitive development at 8 years of age: findings from the Bucharest Early Intervention Project. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52:919-28. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02355.x
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o que afeta o desempenho escolar e torna mais difícil o processo de socialização com os colegas, gerando um círculo vicioso entre isolamento e dificuldade no processo de aprendizagem.3131. Krull J, Wilbert J, Hennemann T. Does social exclusion by classmates lead to behaviour problems and learning difficulties or vice versa? A cross-lagged panel analysis. Eur J Spec Needs Educ. 2018;33:235-53. https://doi.org/10.1080/08856257.2018.1424780
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Ademais, jovens isolados foram classificados como mais prováveis de apresentarem altos níveis de cortisol, o que é amplamente reconhecido como um fator impactante para outra consequência do isolamento social, o aumento do IMC. A problemática da mudança na composição corporal pode ser facilmente compreendida ao se considerar que as crianças, geralmente, se exercitam na presença e pela influência de outros colegas. Logo, comportamentos solitários propiciam o sedentarismo e suas consequências. Quanto ao nível elevado de cortisol, é importante destacar que ele está associado a um pior desempenho em testes de memória e percepção visual, tendo sido observadas mudanças microestruturais em múltiplas áreas do cérebro, principalmente no esplênio do corpo caloso e na corona radiata posterior, dados os níveis altos desse hormônio.3232. Echouffo-Tcheugui JB, Conner SC, Himali JJ, Maillard P, DeCarli CS, Beiser AS, et al. Circulating cortisol and cognitive and structural brain measures. Neurology. 2018;91:1961-70. https://doi.org/10.1212/wnl.0000000000006549
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Ou seja, novamente a reclusão social pode ser colocada como prejudicial ao desenvolvimento cognitivo na infância e adolescência.

Ainda foram levantadas algumas consequências que o isolamento de longo termo pode acarretar à saúde do adulto, sendo destacados problemas como depressão, doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. Esses problemas já apresentam alta incidência em adultos e eles, muitas vezes, manifestam-se em conjunto. Fatores psicológicos como depressão e ansiedade desempenham importante papel no desenvolvimento e na progressão de doença cardíacas,3333. Pacheco AJ, Santos CS. Depression in people with heart disease: Relationship with anxiety and perceived control. Rev Port Enferm Saúde Mental. 2015;14:64-71. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0107
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obesidade3434. Pereira C, Brandão I. A psychopathological perspective of obesity. Arq Med. 2014;28:152-9. e hipertensão.3535. Fonseca FC, Coelho RZ, Nicolato R, Malloy-Diniz LF, Silva Filho HC. The influence of emotional factors on the arterial hypertension. J Bras Psiquiatr. 2009;58:128-34. http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852009000200011
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Além disso, deve-se ressaltar que a obesidade está associada a um aumento do risco de várias doenças crônicas, incluindo hipertensão arterial, diabetes melito tipo II, hipercolesterolemia, doenças coronarianas e outras.3434. Pereira C, Brandão I. A psychopathological perspective of obesity. Arq Med. 2014;28:152-9. Assim, é evidente que esses fatores podem ser intensificados em indivíduos adultos que foram isolados socialmente durante a infância.

Em suma, o período que corresponde à infância e à adolescência é imprescindível para o desenvolvimento dos aspectos físicos e mentais do indivíduo. Logo, durante a pandemia, o crescimento das crianças em diferentes áreas, como cognitiva, corporal e mental, é extremamente preocupante. Nesse contexto, a assistência psicológica e o acompanhamento das saúdes física e mental das crianças e adolescentes é essencial para reduzir os danos que possam ser causados pelo isolamento social.

  • Financiamento
    O estudo não recebeu financiamento.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    28 Set 2020
  • Aceito
    02 Fev 2021
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