Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE QUALIDADE DA DIETA DE NUTRIZES E O PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO LEITE MATERNO MADURO

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a relação entre a qualidade da dieta materna e a composição do leite humano em ácidos graxos no primeiro trimestre de lactação.

Métodos:

Trata-se de um estudo epidemiológico observacional e transversal com nutrizes. Os instrumentos de coleta dos dados foram questionário semiestruturado para caracterização da amostra e o recordatório de ingestão habitual. A qualidade da dieta foi avaliada por meio do índice de alimentação saudável (IAS). Amostras de leite materno maduro foram obtidas por meio de ordenha manual. A extração da gordura do leite ocorreu mediante o método de Bligh-Dyer, e essa gordura foi metilada com metóxido de sódio 0,25 mol/L em metanol dietil éter. O perfil de ácidos graxos do leite foi determinado por um cromatógrafo a gás equipado com detector por ionização de chamas. Realizaram-se teste de correlação de Pearson e teste de Spearman para verificar associação entre as variáveis. Posteriormente se aplicaram o modelo de regressão linear múltiplo e a análise de regressão multivariada.

Resultados:

Foi possível observar relação inversa entre o consumo de frutas totais e o perfil de ácidos graxos poli-insaturados e relação direta entre o consumo de frutas totais e cereais totais e os ácidos monoinsaturados e saturados.

Conclusões:

Sugere-se que a qualidade da dieta reflete na composição de ácidos graxos do leite materno.

Palavras-chave:
Consumo alimentar; Dieta saudável; Nutrição materna; Ácidos graxos; Leite humano

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br