RESUMO
Objetivo:
Investigar o impacto do “Brush Up”, um aplicativo móvel, sobre comportamentos de higiene bucal de crianças de 4 a 6 anos na cidade de Bangalore, na Índia.
Métodos:
Neste estudo experimental, 247 crianças de 4 a 6 anos foram divididas aleatoriamente em 3 grupos. Como “Brush Up” é um aplicativo móvel, os pais das crianças do Grupo 1 (n=82) baixaram o aplicativo em seus smartphones. As crianças do grupo 2 (n=83) e do grupo 3 (n=82) receberam instruções sobre escovação por meio de vídeo educativo e demonstração manual, respectivamente. A efetividade da escovação foi avaliada por meio de escores de placa bacteriana, registrados para todos os grupos antes da intervenção e um mês depois.
Resultados:
O teste de Wilcoxon sinalizou uma melhora significativa na escovação para o grupo “Brush Up”, com uma pontuação mais baixa na placa bacteriana após um mês de acompanhamento. O teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste post hoc, mostrou que as classificações médias das pontuações do grupo “Brush Up” foram consistentemente mais baixas do que as do grupo com demonstração em vídeo e demonstração manual.
Conclusões:
Os resultados obtidos no grupo “Brush Up” sugerem que o uso de um sistema inteligente pode melhorar o aprendizado de um método correto de escovação em crianças pequenas e ajudar na implementação do reforço e motivação necessários para escovar e controlar melhor a placa bacteriana.
Palavras-chave:
Aplicativos móveis; Smartphone; Escovação dentária; Placa dentária