Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das características do sono em crianças e adolescentes portadores de diabetes melito tipo 1

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as características do sono em crianças e adolescentes portadores de diabetes melito tipo 1 (DM1) e sua relação com o controle glicêmico.

Métodos:

Estudo transversal realizado em um hospital público de São Paulo. A amostra foi composta de 86 portadores de DM1 entre 10 e 18 anos, aderentes à insulinoterapia, com monitoração mínima de três glicemias capilares ao dia e função tireoidiana normal. Foram avaliados os dados clínicos, antropométricos e laboratoriais de cada paciente. Utilizaram-se a Escala de Sonolência Diurna Pediátrica (ESDP) e o Questionário de Cronotipo de Munique (QCTM).

Resultados:

A média de hemoglobina glicada (HbA1c) foi 9,2±2,1%, sendo maior em adolescentes. A média do escore da ESDP foi 13,9±4,7. Pacientes com HbA1c<7,5% tiveram menor escore na ESDP e maior duração do sono em dias de semana do que pacientes com HbA1c≥7,5%. Verificaram-se correlações negativas da HbA1c com valores do cronotipo e com duração do sono em dias de semana e correlação positiva da HbA1c com jet lag social. Pacientes com tempo de DM1 menor que três anos tiveram maior prevalência de sonolência diurna. A análise de regressão apontou que, quanto maior a HbA1c e menor o tempo de diagnóstico de DM1, maior a chance de sonolência diurna, independentemente de idade e sexo.

Conclusões:

Pacientes com HbA1c mais elevada apresentaram mais sonolência diurna, cronotipo matutino, menor duração do sono em dias de semana e maior jet lag social. O menor tempo de diagnóstico de DM1 e HbA1c≥7,5% aumentaram a chance de maior sonolência diurna.

Palavras-chave:
Diabetes mellitus tipo 1; Hemoglobina glicada; Sono; Crianças; Adolescentes

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br