Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo

Lílian de Fátima Dornelas Neuza Maria de Castro Duarte Lívia de Castro Magalhães Sobre os autores

OBJETIVO:

Resgatar a origem do termo atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), sua evolução conceitual ao longo do tempo e construir mapa conceitual do termo com base em busca bibliográfica.

FONTES DE DADOS:

Foi realizada busca nas bases de dados eletrônicas do Portal da Capes, que incluem Scielo Brazil, Web of Science, Science Direct, OneFile (GALE), Pubmed (Medline), Whiley Online e Springer, referente a Janeiro/1940-Janeiro/2013. Palavras-chave: atraso e retardo do DNPM, developmental delay e global developmental delay. Foram selecionados 71 artigos e construído o mapa conceitual do termo.

SÍNTESE DE DADOS:

Das 71 referências, 55 eram internacionais e 16 nacionais. Os termos mais encontrados foram global developmental delay e developmental delay na literatura internacional e retardo e atraso do DNPM no Brasil. Internacionalmente, o termo surgiu em meados da década de 40 ganhando força nos anos 90. No Brasil, o termo começou a ser usado na década de 80 e vem sendo frequentemente citado na literatura. O atraso é citado em 23 trabalhos como característica presente em 13 tipos de condições clínicas. Com relação ao uso, foram encontrados 19 estudos, com sete situações de uso. Dentre os artigos revisados, 34 deles apresentaram definições, sendo identificados 16 conceitos diferentes.

CONCLUSÕES:

O atraso do desenvolvimento é abordado na literatura internacional e nacional sob diversos nomes, diferentes aplicações e conceitos heterogêneos. Internacionalmente, apontam-se caminhos para melhorar a comunicação entre profissionais, com definição padronizada do termo e uso em situações específicas até o quinto ano de vida, o que não foi encontrado nas publicações nacionais.

Desenvolvimento infantil; Transtornos globais do desenvolvimento infantil; Revisão da literatura


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br