Acessibilidade / Reportar erro

Senso de coerência e qualidade de vida em adolescentes com doenças cardíacas

Resumo

Objetivo:

Avaliar a associação entre Senso de Coerência (SOC) e Qualidade de Vida (QV) em adolescentes cardiopatas.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal com 164 adolescentes portadores de cardiopatias congênitas ou valvares, com idade entre 10 e 18 anos, atendidos em um Centro de Referência na cidade de Recife - Brasil. As informações coletadas contêm dados censitários, tipo de cardiopatia, situação econômica identificada de acordo com os Critérios Brasileiros de Classificação Econômica (ABEP), além de uma avaliação do Senso de Coerência e da Qualidade de Vida.

Resultados:

Tanto o Sentido de Coerência (50,09) quanto a Qualidade de Vida (72,23) exibiram valores médios elevados. Senso de Coerência foi positivamente correlacionado com todas as dimensões da Qualidade de Vida (p<0,001). As dimensões social e escolar foram as pontuações mais altas e mais baixas, respectivamente. A análise de regressão linear revelou que o Sentido de Coerência influenciou as dimensões escolar e emocional.

Conclusões:

Este estudo demonstra que o Sentido de Coerência é um fator de proteção na vida dos adolescentes. Esse fator auxilia na melhora da percepção de Qualidade de Vida e no enfrentamento com sucesso das adversidades do dia a dia e do estresse crônico.

Palavras-chave:
Adolescente; Senso de coerência; Qualidade de vida; Cardiopatias

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br