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Missão Midiática afrikania: representando a “religião tradicional afrikana” na esfera pública cristã em Gana1 1 Este artigo se baseia em uma pesquisa desenvolvida junto ao programa PIONIER de pesquisa intitulado “Mídia de Massa Moderna, Religião e a Imaginação das Comunidades” e o programa de pesquisa “Dinâmica de Patrimônio” (ver www.heritage-dynamics.com), ambos financiados pela Organização Holandesa para a Pesquisa Científica NWO.

Afrikania’s Media Mission: Representing “Afrikan Traditional Religion” in Ghana’s Christian Public sphere

No campo de estudos de religião e mídia, a importância da comunicação de massa está bem estabelecida para as religiões globalizadas tais como o cristianismo e o islamismo, mas o mesmo não se verifica com relação às religiões nativas africanas. O presente artigo busca preencher essa lacuna investigando as atividades de mídia de um movimento religioso neo-tradicional em Gana, a Missão Afrikania. Ao analisar a posição cambiante de Afrikania na esfera pública em relação a mudanças nos cenários político, religioso e midiático de Gana, demonstro como novos constrangimentos e oportunidades levaram Afrikania a adaptar suas estratégias de acesso à mídia e seus estilos de representação. A política de representação da Afrikania é complexificada pela sua posição delicada entre uma esfera pública de hegemonia cristã e as práticas dos sacerdotes e sacerdotisas que ela visa representar.

Religião tradicional africana; mídia de massa; Gana; política de representação; pentecostalização


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