Onde está o religioso? Mística e espiritualidade no político, no público e no secular 1 1 Aos agentes da pastoral da terra, agradeço a acolhida e interlocução ao longo dos últimos anos. À Renata Menezes, a leitura e os comentários a uma primeira versão deste artigo, assim como às/aos pareceristas anônimas/os as sugestões que obtive após a submissão. Os problemas que persistirem são de minha inteira responsabilidade.

Where is the religious? Mystique and spirituality on politics, publics, and secular

Igor Rolemberg Sobre o autor

Resumo: Acompanhando o cotidiano de trabalho de agentes da Comissão Pastoral da Terra na Amazônia oriental, procuro descrever suas definições e experiências de mística e espiritualidade. Esses atores inscrevem singularidades importantes no conjunto dos cristianismos, pela forma como o religioso opera nesse mundo. Assim, a mística vivida pelos agentes de pastoral embaralha as fronteiras entre espírito e matéria. Ela está imbricada nas atividades correntes do mundo material, de serviço ao outro, na constituição de públicos e problemas públicos como reforma agrária e violência no campo, o que os leva a participar constantemente da produção do secular.

Palavras-chave:
mística; espiritualidade; pastoral da terra; público; secular


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br